sexta-feira, julho 20, 2007

Interrogatório no mercado...

Então era um dia de calor enlouquecedor. Pensei:vou tomar um banho de água fresquinha, vestir uma roupa curtinha e vou ao mercado aproveitar do klimaanlage. Ar condicionado mesmo. Desço três andares abro a porta para o porão, o chamado keller, e penso nossa aqui tá tão fresquinho, fico dez minutos ou vou pro mercado??? Pego a bicicleta da minha sogra, que cá entre nós..., é uma bomba, o freio é de contra pedal e tem apenas três marchas. Ninguém merece... A cada parada de pedal ameaço levar um tombo. Tudo por que o filho pão duro dela acha que a bicicleta tá ótima. Tá mas é alta demais, com marcha de menos, e velocidade nenhuma a coisa boa é a cesta de compras no bagageiro. Então saí na brisa austríaca de verão...

Com licença... Que brisa???? Aqui não tem brisa no verão! Tem um bafo de ar quente e seco que ninguém merece. Tudo bem sol a pino vamos não reclamar. Os austríacos já reclamam tanto...

Encurtando, estaciono a bicicleta na sombra. Chego ao supermercado nem tão super... e vou aproveitando aquele ar fresquinho...Pepino grandes,banana sempre a chiquita, Chokomüsli com castanha pro bonito do meu marido catar as castanhas, iogurte musse... Tudo perfeito... Meu ritual de integração com os austríacos que ainda possuem a neurose de fim de guerra vamos comprar a ração diária. Então vamos diariamente ao supermercado de bike. Bem cola dali, chá, croissant... acabou... Peninha vamos ao caixa.

Mochila vazia vou para o caixa... Mocinha gorducha baixinha sorridente... Atendendo impaciente a uma senhora que demora a tirar o dinheiro. E eu rezando para ela esperar meia hora para eu poder usufruir do ar condicionado do mercadão. Exagero chamar o mercadinho de mercadão... Então chega a minha vez, mostro minha mochila vazia...a qual elas sempre pedem para ver. Mesmo sabendo que tem inumeras câmeras no mercado. Mas eu abuso e sempre que compro algo no Lidl, a concorrência, ou outro mercado, mostro todas as notas e faço elas conferirem... E elas têm que conferir... Pura travessura de verão ou inverno. Hehehehe lembrando que o motivo é o aquecedor de grátis ou ar condicionado que na Austria pouquíissimos lugares têm. Então ela respira e me cumprimenta dizendo:
- "Grüß Gut!" Como vai?
E eu digo:
- Bem, mais que calor! - Digo eu ganhando tempo com o ar fresquinho.
Tarde demais... Devia ter ficado calada. A mocinha desanda a fazer perguntas das mais inconvenientes como se fosse absolutamente normal.
De repente me senti em uma daquelas salas do DOI-CODI que aliás jamais estive.
E ela toca a perguntar. Ahhh você não gosta de nadar?Não... De onde você é?Brasil... Hum... Quanto tempo está aqui? 8 meses...Onde mora? Quantos anos vc tem? 38 uau parece bem menos!!!! O que faz? Casada, filhos..." Nossa! Quantas perguntas!!!!!
De repente naquele caixa de supermercado me vejo sentada numa mesa de interrogatório, com uma luminária na minha cara uma mulher gorda e baixa olhando nos meus olhos minhas coisas espalhadas pela mesa e eu ali... no meio da bagunça... e pensando mas por que tantas perguntas? Tem cliente atrás de mim para ser atendido... Mas ela não tá nem aí continua a perguntar. De repente... A registradora pára, lâmpada apaga e ela diz:
- Sechs euro neuzig...
Ufa... parou de perguntar... agora eu pago e saio...
Nada vamos arrumar as compras!Vou arrumar as compras na mochila que ela já deu o baculejo, e fico pensando que povo curioso. O que será que ela vai fazer com toda essa informação??? De qualquer forma não interessa! Aproveitei o ar...

E no dia seguinte ela nem olhou para minha cara. Só quer saber mesmo da minha vida... Emprego chato esse de caixa de supermercado aqui... Elas não tem ninguém para atender ficam assuntando a vida dos outros... Ai ai ai ai...
Como diz minha amiga Ana... Olhe!!!Me deixem!!! Com esse calor... vou tentar contar minha vida a outra.

Nenhum comentário: