domingo, julho 12, 2009

O que ando fazendo

Eu depois que casei resolvi tirar umas férias. Quer dizer estou tentando. Queria ir para o Brasil, mas algumas pendências por aqui não me permitiram. Uma delas é a falta de dinheiro. Acho que vou iniciar uma campanha: Ajudem a Giselinha comprar sua passagem de primeira classe. Só para Lembrar do pedido do Juca Chaves que pedia ajuda para compra o seu Jaguar. Tá bom nem tanto. Como odeio calor e a cabecinha não tá funcionando com a tesoura e agulha e os paninhos de costura, muito menos com o teclado de computador. Comecei assistir a nova série Brasileira. Após assistir a nova série água-com- açúcar-século-XXI com final feliz e família patchwork, como se diz por aqui. E devo frisar que foi bem acabadinha, com um roteiro bonitinho do Carlos Gregório, e um elenco gracinha que tinha a Júlia Lemertz fazendo par com Marco Ricca, além de um figurino maravilhoso vestindo as mulheres modernas do Rio de Janeiro. Bacana. Passei assistir então a nova série Som é Fúria. Que muito bem adaptada por Fernando Meirelles. Que como todos já sabem é uma adaptação brasileira da série Canadense Slings&Arrows, que tem um elenco canadense maravilhoso. Assisti tudo no Youtube e depois em um site asiático, é eu não sei de qual país ele é. Eu adoro cinema e TV e sempre acho que comi mosca não estudando comunicação. Bem agora não preciso mais. Piada a parte, eu não gosto muito de falar de cinema por que acho que todos temos um gosto próprio. E TV menos ainda. Eu sou muito crítica eu me divertia com a Vila Sésamo, que todos os historiadores dizem que era para amolecer cabeça de criancinha do terceiro mundo e crescer alienado. Aprendi a ler com o João da Silva, um personagem de Nelson Xavier, que era um programa que foi uma prévia do Telecurso... Que na verdade era uma das primeiras iniciativas de TV educação a distância na Televisão brasileira que eu lembre. Daí já é possível perceber a quanto tempo eu vejo tv, por que ela é intima.
Mas Slings and Arrows, ou Som e Fúria, fala sobre o cotidiano de uma companhia de teatro Shakeaspereana, onde tudo é muito dramático. Com um Hamlet atormentado, na versão brasileira o Felipe Camargo, com um fantasma Oliveira, seu amigo e desafeto vivido bravamente por Pedro Paulo Rangel. O espetáculo é formado pelas grandes comédias, pequenas tragédias e dramalhões dos artistas que são pessoas como eu e todos vocês aí do outro lado da tela. A série é muito legal, todos já sabemos. O curioso é a metalinguagem teatral da série. As personagens, atores da comapanhia, muitas vezes se confundem com seus papéis em cada peça. Algo como o Trem da Vida um filme que assisti a algum tempo no Brasil e voltei a ver aqui na TV5, no ano passado
Mas algo me chamou ainda mais atenção. E eu como tento ser uma espírita razoável, me assustei ao não ter percebido antes. Como as peças de Shakespeare tem um conteúdo espiritualista, representação de fadas, elfos, espíritos bons ou ruins, como em Hamlet, ou Macbeth. A tentativa da melhora e progresso do ser humano, a falta de caráter as fraquezas do seres humanas aproveitadas por pessoas inescrupulosas. Acho que é por isso que Shakespeare é tão popular. Bem dizer isso é chover no molhado. Mas vale a pena comprar o DVD das tres temporadas de Slings and Arrows, ou simplesmente assitir no youtube... E para quem está no Brasil assistir Som e Fúria nas próximas semanas, para quem está fora pode assistir também via internet no site da Emissora Globo.

3 comentários:

Silvana Isabel disse...

Oi Gisele, voltei à carga aqui no teu blog.. :)))
Nossa, eu também adorava Vila Sésamo e João da Silva...bons tempos!
Beijão!

Gisele Moura disse...

Bem vinda Silvana.

Ana Paula disse...

Oi Gisele,
Conheci seu blog no último mês quando estava na Austria, Graz. Gostaria de corresponder com vc, pois como somos casadas com Austríacos sabemos do que falamos!rsrs. Gostei muito das fotos de seu casamento, meu também foi bonito e simples. Até logo!
Ana