sexta-feira, janeiro 01, 2010

Reveilon da Virada

Gente essa virada foi algo inexplicável! Aqui na Áustria todo mundo menos a gente solta fogos de artifícios. É uma instituicao. Algo que nunca vi no Brasil e o céu fica lindo à meia noite. Entao fiz tudo muito bem preparado por que nos anos anteriores nao conseguimos nem fotografarm, muito menos filmar. E perdíamos parte da beleza com o estresse sobre a coisa.

Preparei a nova Câmera, como todo ano faco, para fotografar os fogos. Nao tava frio, consegui um casaquinho, organizei a janela da cozinha de onde vemos os fogos. A lua no fim da tarde estava um espetáculo cheia e linda, ela ia estar lá contrastando com os fogos. Maridao preparou o Sekt, um tipo de vinho espumante abrimos a garrafa um pouquinho mais cedo, fez barulhinho e tudo, pohp!

Falei com minha mae antes da meia noite, aliás falei com ela durante a meia noite que estava preocupada em näo falar comigo antes da virada do ano. Coisa impensável na minha família. Mamäe esperava uns amigos que meu pai havia ido buscar em Brasília. Eles chegaram na hora dos fogos aqui. E entao foi tudo bem cronometrado. Ela até conseguiu atender a uma ligacao do skype quando a linha caiu, foi meu presente de Natal atrasado. Por que mamae enxerga poquíssimo devido ao glaucoma. Entao me senti super feliz. E aí chegou a meia noite, cumprimentamos ela, os amigos chegaram de lá e nós aqui ela foi tomar banho, e me disse para ir ver os fogos e ficar na linha que depois ela chamaria. OK tudo como planejado!

Bem, estava tudo pronto para ser perfeito. Ia ser perfeito.Tinha que ser perfeito!
E eu já imaginando os fogos e a maravilhosa lua, no fim da tarde estava sobre a casa da minha sogra, e agora, meia noite estaria frente a nossa janela da cozinha. Ia ser lindo maravilhoso e romantico.

Vesti meu anorak branco, beijei o chiquinho e fomos, abrimos a janela e quando olhamos para fora... Nada! Nix!Niente!Nadie! A neblina era tao esspessa que era difícil ver as pessoas la embaixo. E olha que a gente mora no apartamento do telhado. E o pior nem quem soltava os fogos conseguia vê-los. Normalmente vemos fogos em uma distancia de 6 quilometros de nossa casa, na direcao de Baden bei Wien, de Viena, Gumpoldskirchen...Esse ano os fogos nem acendiam, mico total. O cheiro de póvora era insuportável. Tentamos em todas as janelas e nada. Absolutamente nada. A neblina era extremamente densa, a humidade apagava os fogos. Algo nunca visto pelo menos por nós. E ao mesmo tempo na televisao os fogos lindos e maravilhosos em Viena. E eu pensava comigo, por que nao fomos para o Brasil, em Brasília nao queremos ver fogos. Segundo minha mae choveu o mesmo que durante o ano nesse fim de ano. Nao é novidade. Verao em Brasília é o treinamento para viver na Inglaterra. Se voce vários veroes brasilienses está pronto para o clima inglês. E passou meia hora e näo conseguimos voltar, entao tente voltar ao computador e falar com minha mae, ja tinha sido deixada pendurada pela promessa da volta dela após o banho. Eu só ouvia a conversa de lá. E chamei, chamei, e nada, de novo. Bem e aí aconteceu o melhor. O Sekt fez efeito, o que geralmente é de uma vez. Me deu uma incrível, vontade de ir ao banheiro. E eu disse para Franz:"eu acho que quero ir ao banheiro", e ele me disse "entäo corra...". Foi o que eu fiz passei quarenta minutinhos sentada no trono com uma diarréia que nao desejo a ninguém. E nem vou lhes contar, para nao perder leitores.

Resumo: ainda tenho dor de barriga, e Franz hoje tem a diarréia. Imaginem! Só temos um banheiro. Minha mae nao voltou ao Skype.E a conversa nao encerrou.E Franz por sua cólica instestinal está de péssimo humor. Entao Feliz Ano Novo para vocês. E que venham os bárbaros!!!

Ahh ia esquecendo, o dia está lindo, eu até diria que vai dar praia... Em algum lugar do mundo.

Um comentário:

RobertaUe disse...

Oi, Gisele!
Encontrei seu blog por meio de outro chamado Sindrome de Estocolmo... Obrigada por contar como é sua vida na Áustria! Atualmente gosto de ler blogs que falam da vida fora do Brasil.
Danke gut!

robertaue