domingo, abril 13, 2008

Primavera entre os dentes.

O que me incomoda agora é essa primavera que dizemos ter chegado, mas tudo entre os dentes... Nem um pouco decidida... Por que embora agora o termometro acima dos dez graus Celsius, de vez em quando foge e voltamos a proximidade do zero. Que aliás é bem reconfortante saber que não chegaremos às temperaturas negativa. ...Talvez. Mas brasileiro gosta mesmo é de sol. E reclamar do tempo faz parte em qualquer nacionalidade. E afinal aprendi a ser "immer rauzen Menschen", aqui. Ao pé da letra é ranzinza. Sabe aquele povo que tá sempre reclamando, do tempo, calor, do frio, da chuva do sol, acordar cedo, tarde. Tá bom eu já era assim, mas esperniar no Brasil é diferente, a gente esperneia por coisas sérias. Aqui é por micharia. E agora eu esperneio pelas pequenas micharias. Tipo falta de padaria 24 horas, Shopping center fechar as 7 da noite, sinal que abre para você tem um cara que veio do outro lado da rua e fica te pressionando para atravessar logo com o motor acelerando, os immer raunzen do mercado, dos produtos com validade a vencer... Tudo isso dão posts futuros.

Outro dia minha mãe perguntou pelo Voip:
-E aí filhinha chegou a primavera? Está mais quente?
E eu me senti obrigada a responder:
- A prima Vera tá indecisa, e nem diz quando vai chegar... Fica assim nos ameaçando dizem que hoje ou amanhã esquenta a chapa daqui de Viena, mas até hoje nem uma mensagem SMS dizendo: "Prima*! Chego Hoje!". Eu juro que eu ia pessoalmente dar-lhe as boas vindas no Aeroporto, sem casaco e touca e cachecol.

Mas o problema é justamente esse. Nós brasileiros não sabemos o que é alternação de estações. Na verdade essa porcaria de estações é só para a gente não sofre o choque térmico direto do calor para o frio, e versa e vice. Sou obrigada a dizer, me adaptei muito bem a brasília noites frias, dias quentes. Detesto calorão, sempre tive alergia a sol. Fico com bolhas brancas nas dobrinhas como bebês... As roupas me incomodam e ficar nua não resolve. Um friozinho de vez em quando tem o seu valor. Mas esse negócio de 4 meses de temperatura abaixo de -5 é um pouco de abuso.

Eu só sei que tenho dedinhos no pé quando tomo banho. E graças a Deus faço isso todos os dias.
Pernas? Vivem cobertas. Aliás muito bem cobertas. O austríaco daqui de casa só põe a ciroula quando dá -5 com neve no nariz. Por medida de saúde mas sentir frio ele não sente, mas fica correndo pela rua para tudo. Eu se pudesse sairia vestida como austronauta. Eu descobri como se emagrece nesse mundo... Vista pouca roupa no inverno e corra para fazer tudo. E claro sem aqueles casacos de pena por dentro você parece bem mais magro. Mas é só comparação.Mas é bem verdade que na HM, Zara, e Ikea onde vou para apenas observar, morro de calor, mas faz parte. E assim lembro a pátria amanda Brasil.

Mas a Primavera já chegou. Não aquela que conhecemos. Mas a daqui. Vamos aos poucos desligando os aquecedores. E o sofrimento vai começar. Ventilador aqui é caríssimo
. E acho que o povo faz suicídio coletivo dentro do forno residencial abaixo das telhas de zinco. Como aquele verão francês de 2003 que morreram 3000 no calor. Ninguém merece.

Mas agora eu entendo a música "Primavera entres os dentes!" dos Secos e Molhados. Essa daqui está muito entre os dentes.

Não vou reclamar não. Por que na passagem da primavera para o verão do ano passado teve uma chuva de granizo do tamanho de um Sonho de Valsa, e eu havia acabado de chegar em casa. Fico imaginando a quantidade de hematoma que eu teria pelo corpo se tivesse pegado essa chuva que não foi apenas uma vez, mas teve repetição mais umas duas vezes no ano passado. Sabe Deus o que me espera. Esse ano já teve neve em Londres, enchente no nordeste. E tem tabloide michuruca sensasionalista dizendo que esse é o Verão da ameaça terrorista por causa da Eurocopa. É a imprensa marronzista que Odorico falava.

Deixa para lá... vou ali vestir o casaco e abrir a janela.

*Foi um trocadilho que fiz com ela pois tenho uma prima chamada Vera, mas que jamais pensa em sair do mundo carioca quanto mais vir a Europa, quicá Viena. Tá certíssima ela.

Nenhum comentário: