segunda-feira, março 16, 2009

Como evitar que seu prédio, seu condomínio sofra um arrastão.

Essa semana a revista época publicou uma matéria a respeito das normas de segurança dos condomínios que são descumpridas pelos condôminos. E por isso tornam os moradores co-responsáveis quando existe uma assalto. É bem verdade que nem o morador é responsável. Entretanto uma distração de morador ou porteiro sempre dá a possibilidade de um arrastão.

Sempre foram coisas que eu falava quando morava em Brasília, e aqui na Áustria onde a situação de segurança é bem mais precária quanto a assalto a apartamentos. A sorte é que os assaltantes aqui ainda são amadores.

Tem uma coisa aqui que no Brasil jamais seria possível:
1 - Jornais e assinaturas são entregues por pessoas desconhecidas dos moradores e de empresas terceirizadas que tem a chave mestra da portaria do prédio.
2 - Os funcionários do correio entregadores de propaganda possuem não só a chave da portaria como também da caixa de correio. Eu já disse isso eu acho. Quando eles abrem as portarias e também a caixa de correio toda e colocam todas as cartas de uma vez... Super né... Sim mas isso também controla o fluxo do morador a caixa de correio. Uma caixa cheia aqui quer dizer que o apartamento ou está vazio ou o morador viajando. Perigo, perigo, perigo!
3 - Tem sempre desconhecidos andando pelos prédios, entregadores disso daquilo,
4 - Os condomínios são menos organizados que os brasileiros e os zeladores e sindico são a mesma pessoa. Nos grandes condomínios são organizados por companhias que são difíceis de achar e não apresentam balancete no fim do ano. Empresa e equipamente de segurança como câmera e etc??? Nem sempre são inexistentes. Quer dizer poucos prédios possuem.

E aí acharam que o primeiro mundo é paraíso? Nosso ap em Viena já foi arrombado duas vezes. No mesmo mês. No nosso prédio na mesma época foram outros 5 apartamentos.

Então deixo aqui o link da revista Época. Como evitar arrastões em prédios

3 comentários:

Atila City disse...

Interessante postar sobre isso, geralmente pintamos a Europa como o melhor lugar do mundo, e países tidos como 1º mundo como paraísos onde nada de ruim acontece. É bom para acordarmos daquele conto de fadas que toda grama do vizinho é mais verde que a nossa, porém, como mensionou em seu post os ladrões daí são "amadores" ou é por que não é uma "profissão" como para alguns no Brasil. A debilidade da segurança em prédios geralmente se dá por criminosos especialistas em roubos de prédios e pessoas desencanadas que acabam facilitando a vida dos bandidos.
Aí na Áustria como diz geralmente existe (pessoas desconhecidas)"entregadores" que podem ou não ser alguem mal intensionado, e quando estão dispostos a roubar levam um pé de cabra e arrombam apartamentos vazios, e não fortemente armados como os tupiniquins?
Ah... Gisele quando sai o casamento??...rs quero ver as fotos hein!!
beijos

ps: você participará da hora do planeta? uma hora apagando todas as luzes em prol do planeta?

Gisele Moura disse...

Atila, o casamento vai ser no Brasil. Pelo menos a festa, isso se houver casamento. Quando sair e se sair. Eu te convidarei, e aí vc sai na foto também. Só não posso mandar passagem. De Sampa para Brasília.Schade... Mas eu mando convite nem que seja virtual...

Os países do primeiro mundo não são paraisos. A não ser fiscal, e eu nunca gostei muito de grama verdinha. Grama para mim serve só para pastar. E aqui tem os profissionais amigos do alheio que são também profissionais, mas os daqui são muito amadores.Não que não tenha aqueles que são profissionais. Eles não matam, mas furtam dão prejuízo e deixam raiva.

Silvana Isabel disse...

Gisele, será que instalar alarme no apartamento de vocês ajudaria a protegê-lo? O que acha? Cada vez que passamos um tempo a mais fora de casa acionamos nosso alarme, por precaução.
Beijão!