terça-feira, janeiro 24, 2012

As Cirurgias - parte I a preparação

Bem fazia muito tempo que eu não passava perto de uma mesa de cirurgia. Sim essas mesas grandes que a gente fica lá deitado. Recebe anestesia, etc. E tinha que ser logo aqui né? Eu claro ao contrário do que a onco psicologa pensa tava me borrando de medo.

Minha primeira e única cirurgia foi retirada de amígdalas e adenóides aos 10 anos. Que não chega ser grande coisa, perto da atual situação. Fui com a cara e a coragem. Fiz os exames pré operatórios nas semana anterior. Sexta-feira já estava tudo prontinho, ECG, RX do Pulmão, exames de sangue(que já fiz tantos que acho que to doando para vampiro) além o laudo do internista(um médico que especializado em risco cirúrgico). E na segunda-feira me internei.

Pra começar na segunda-feira tinha mais mulheres se internando na onco-clínica feminina do que a geral do Maracanã em dia de clássigo do fla-flu. Claro que estou exagerando mas a rotatividade do Brustambulanz e da internação é alta. Até por que a quimioterapia é feita no hospital e a gente pernoita. Na internação a gente recebe uma fita com um código de barras para colocar no pulso, um cardápio para escolher nossas preferências alimentares. Por refeição são 3 menus. Para quem conhece os hospitais públicos brasileiros parece até um hotel 4 estrelas ou um albergue de ótima qualidade... No AKH são quartos triplos, duplos e individuais esses últimos é cobrado taxa extra. Com vista paa Viena aquecimento e cada 2 quartos dividem uma cabine com pia e vaso sanitário, e uma outra cabine com a ducha que éu acho que só eu uso. Além de um armário com a roupa de cama e camisolas. Dentro do quarto uma cabine para trocar de roupa com uma pia enorme e só para a mulherada fazer sua higiêne íntima. É um tal de mulher acordar e ir de nessessaire e toalha para a cabine, uma coisa me chamou atenção umas luvas de TNT bem espessas que ficam nessas cabines. Na verdade a única que tomou banho neste período fui eu. Por que aqui todo mundo faz sua higiêne lavando as partes mas sem tomar banho o que para brasileira é complicado entender e fazer.

Após preencher e assinar alguns documentos. Tem uma visita médica, onde eles, mais uma vez nos explicam como será a cirurgia. Logo ao meu lado na fila tinha uma moça de 53 anos que aguardava a sua vez apreensivamente, sua cirurgia era uma mastectomia total. Ela estava tão irritada que me surpreendeu. A minha cirurgia seria na terça-feira mas a médica faltou por estar doente e aí fiquei pererecando pelas clínicas para fazer os exames de estadiamento. Que eu nem sabia que estava fazendo, e sempre com contrastes. O primeiro uma Tomografia dos órgãos internos o contraste reage em 5 miutos e dá uma calorzinho. Depois uma cintilografia óssea onde a gente toma o contraste radiotivo antes e bebe muuuita água para eliminar. No dia seguinte eu tinha que colocar um arame no seio que seria operado e fazer uma outra mamografia. A gente sai com esse arame pendurado no peito. É uma marcação para indicar ao cirurgião onde está e o quê ele deverá retirar. E depois de tudo isso um jejum a partir da seis da tarde, após o jantar para a cirurgia. E eu já estava nervosíssima por que uma as colegas de quarto já haviam sido operadas. Por coincidÊncia uma era a senhora que aguardava a vez na fila, e a outra uma jovem senhora(;)) de 47 anos, magra, desportista, que só comia alimentos naturais. Retirara um tumor menor que o meu sem metástases, e estava na segunda cirurgia para retirada de uma área de segurança. O que aconteceu também comigo.

3 comentários:

Eu mesma disse...

Nossa que situação vc està passando ! Te desejo tudo de bom e que Deus te proteja .Rosangela

Edu Moreira disse...

Como você não postou o restante da "novela", ela acaba virando filme de suspense! Minha sorte é que lhe conheci hoje, mais de 1 ano depois deste post. Ou seja, você está vivinha da silva, inteirona e venceu mais esse problema da vida! Parabéns!!!

ELENA disse...

Tomara que tenha dado tudo certo!