domingo, janeiro 08, 2012

O caminho para o tratamento II

Ao chegar ao hospital para marcar a consulta a atendente deu uma amarrada, e perguntou por que eu precisava da consulta. Eu simplesmente olhei para ela e disse com todas as letras: eu tenho um diagnóstico de Câncer de Mama. Não tem nada positivo nisso, mas eu percebi que as pessoas, por aqui, respeitam mais a situação e encrencam menos com você. O povo aqui tem a mania de prender a roda para coisas pequenas. Não sei se é por chatice, por falta do que fazer ou por que ele são assim chatos mesmo. Mas eu já tava mesmo com o diagnóstico, as imagens e então marquei a consulta. No dia que fui atendida o médico olhou meu resultado, as mamografias, perguntou qual das duas mamas, leu a biopsia em portugues, disse que não era clara e pediu uma nova punção com marcação de consulta dali a 10 dias. Eu fiz a biópsia com uma radiologista que anestesiou a região com o maior cuidado, e em seguida puncionou o tumor. O médico havia me dito que ele precisava saber algo mais "interessante". Coisas como: origem, tamanho, grau de malignidade, o tipo de tumor coisas que o resultado não dizia. No caso o resultado dizia que era um carcinoma dutal, invasivo, o nome do descobridor e que era grau II. Mas isso não dizia o mais importante o que gerou esse carcinoma.Dez dias depois com consulta marcada eu fui à consulta morrendo de medo. Tão ansiosa que cheguei às 11 para a consulta que era às 12:30. E ainda reclamei a longa espera hehehehe. Ao ser atendida a médica foi muito rápida. Eram três pessoas no atendimento, uma enfermeira, uma psicologa e a cirurgiã que ia ali dizendo tudo. A psicologa olhando a minha cara com um monte de folheto na mão. E escrevendo tudo no computador. O que se seguiu foi meio engraçado. Por que até este momento eu ainda arrumava minhas malas, para voltar ao Brasil. Já fazia trÊs semanas que eu tava aqui, duas semanas da confirmação do resultado e tudo muito confuso na minha relação com o docinho. E ai tudo foi rápido, fui chamada, minha amiga a me acompanhar, achei engraçado entrar na sala com tanta gente, elas me puseram sentadas e começaram bem rápido. A doutora disse, olha o resultado da biópsia saiu, é um tumor maligno dutal e invasivo, tem entre 10 e 12 mm, é originado por hormônio. E o Grau dele é, deu uma paradinha e disse: grau 3 é dificil é de uma agressividade mediana mas todos os nossos paciente tem encontrado a cura, eu respirei fundo e ela disse: o seu é grau I, cresce devagar e não é muito agressivo. Eu até então tinha a respiração presa. A Psicologa me olhava fixamente esperando eu desmoronar. Eu abri um sorriso e disse OOOOOKKKKKKKKKKKKKKKK... Daí ela disse e nós vamos lhe operar... quando pode ser... e aí eu naqauela de nossa preciso pensar não é assim... e aí minha amiga disse não tá tudo bem quimioterapia, mas disso vou voltar a falar depois quando eu falar sobre a cirurgia.

Um comentário:

S. W disse...

Poxa que força Gisele, eu do jeito que sou cú na mão acho que já chegaria me mijando pra conversar com médica. Boa sorte com o tratamento, muita força e vai ficar tudo bem.

beijos