sábado, abril 11, 2009

Tudo de bom: Caminhada nordica

Depois de dois anos aqui na Áustria, eu enfim cedi aos encantos da Caminhada Nórdica. Devo dizer que sempre achei meio estranho aquela coisa de andar com dois bastoes parecidos com os de Ski. E admito eu estava erradíssima. A caminhada é super boa. A gente gasta mais calorias e mexe com todos os músculos do corpo. Se cansa menos e se exercita mais. Tudo de bom.

Eu adoro caminhar, patinar e pedalar. Meus patins estao no Brasil. E para nao cair e ter que ir para um hospital com alguma fratura estranha eu decidi deixá-los aposentadosl. Depois dos 40 alguns acidentes podem causar perda total. Nao quero perder um dente botar um pino, essas coisas. A bicicleta que uso é a da minha sogra e só me server para curtas distâncias e para fazer compras, ela tem 3 marchas e um freio de contra pedal que me proporcionou um tombo a um ano atrás, que me fez pagar o maior mico na frente do supermercado, além da correia que sempre me surpreende e desanda meu pedal. A Specializer de Chiquinho estou proibida de usar por que custa mais de 700 euros e a dele é uma vintage. Além do que aqui se rouba muita bicicleta. e näo to aqui para ter mais esse prejuizo nas costas.Deixemos para lá. Sobrou o quê?
Caminhar!

Ganhei dois bastoeszinhos de caminhada nordica de uma amiga que nao usava e estavam novinhos e na reforma da casa o marido resolveu jogar fora. Isso foi no meio do inverno. Hoje resolvi testar.

Sou principiante,mas achei ótimo, acho que vou pegar alguns livros sobre o assunto na biblioteca central em Viena. Os benefícis säao muitos: aumenta a concentracao, melhora o condicionamento físico, reducao do impacto na coluna lombar pés e joelhos, movimenta vários músculos, é possibilidade de consumir 45% mais energia, possui uma variedade de movimentos, etc... etc.. etc..

Quando voltei para casa maravilhada com o esporte olhei no youtube e fiquei fascinada com a quantidade de movimentos. E tudo de grátis sem academia. Bem verdade que os bastoeszinhos por aqui nao custam muito. E é possível comprar em promocao em qualquer supermercado. Virei fanática!

Deixo aqui o endereco de um vídeo para iniciantes que achei no youtube. E quem quiser ler mais achei informacoes em inglês aqui.

3 comentários:

Aninha disse...

Eu fiquei sabendo desse tipo de caminhada aqui, em Viena. Um dia, tava passeando no parque e vi uma mulher caminhando com aqueles "bastões". Achei que ela tinha algum problema...santa ignorânica, rs...Enfim, descobri que era a tal caminhada nórdica, fiquei interessada e depois li uma matéria numa revista falando dos benefícios pro corpo e saúde.
Depois me conte como vc tá indo...Com esse tempinho ensolarado, caminhar é mesmo o melhor esporte por aqui!!
Bjs

Se tiver tempo, veja o link:
http://www.dw-world.de/dw/article/0,9137,1348161,00.html

Unknown disse...

Mas que notícia boa. Quer dizer que gostou... tomara que vc os aproveite bastante. Beijos!

Unknown disse...

Oi Gisele, estava procurando algo sobre a caminhada nordica e por coicidencia cheguei ao seu Blog.

Sou a Fatima lembra? do Japao! ja estou na Austria. Quando quiser poderiamos nos encontrar e tomar um cafezinho e vc aproveita e me conta sobre a Caminhada Nordica.

Abs
Fatima