terça-feira, abril 28, 2009

Gripe Suína.

Depois do meu porco-espinho, ou ourico com cedilha, a novidade é a gripe Suina. Devo dizer que fiquei chocada ao ver os porquinhos na televisao,abatidinhos, deitados no chao, da mesma forma que eu fico quando tenho gripe. E o pior que eu pensei foi: quem vai assoar o focinho deles? Sim, para mim a coisa mais chata da gripe, nao é só ficar rouca, de cama, com dor no ossos, com a vista ardendo e nariz entupido, mas o momento que o nariz comeca escorrer, e o meu é enlouquecedor, por que sofro de rinite alérgica. Que torna qualquer gripe um inferno. Eu de assoei tanto nariz que fiquei com as laterais com assadura. Definitivamente chato! E ao ver os porquinhos ali deitadinhos com um mexicano destemido fazendo carinho foi para mim algo que mexeu comigo. Primeiro que detesto ver animais doentes.

Me dói profundamente. Segundo por que fico pensando o que fazer com tantos animais doente, e terceiro teria risco ou nao a ingestao de carne de porco? Aqui nao comemos muita carne. Mas os austríacos e alemaes fazem churrasco com carne de porco. Pasmem! Picanha aqui é coisa mais que fina.

E a gripe avanca mundo afora. Obama nao vai nem ao Texas e a Califórnia, por enquanto, e parece que logo logo nao vai poder ir a NY, meu sonho de consumo. A gripe avanca para a Europa e Austrália. O Turismo também é agente transmissor de doencas desde os tempos da gripe espanhola que minha vó contraiu no Rio na década de 20, no século passado e para a felicidade dos leitores nao sucumbiu, pois eu aqui nao estaria escrevendo a voces. Tá bom foi uma piada.

Um usuário pesquisador de Biomedicina em Pitsburg,EUA, criou um servico onde ele mostra a evolucao do avanco da gripe pelo planeta Terra. O site se chama H1N1 Swine Flu my Map.Com a ajuda dos veículos de comunicacao ele vai mapeando os lugares onde alguma suspeita, casos confirmados, casos confirmados com morte foram noticiados. E para isso ele tem uma sistematizacao que é explicada em uma página Revista Época Negócios. O que achei um método bastante interessante vale conferir.

Mas acho que vale a pena cumprir-mos todas os conselhos para nao nos contagiarmos. Como nao andar muitos nas ruas, diminuir o contato físico, nao precisa exagerar, lavar as maos sempre com água e sabao, evitar tocar olhos nariz e boca se estiver contagiado com alguma gripe, e procurar logo médico. Claro que se voce nao foi ao Mexico, ou uma das áreas de expansao da gripe, e nao houveram ainda casos confirmados na sua regiao você nao precisa entrar em pânico,a ainda. Acompanhe as notícias principalmente sobre as possibilidades de cura e do óbito. É sempre importante saber o que nao tomar. Para brasileiros a gripe suína se parece um pouco com a Dengue, entao é melhor nao confundir. E buscar logo uma consulta médica.

Seguro morreu de velho, e o desconfiado ainda está vivo. Cuidem-se. E eu vou rezar pelos porquinhos gripados.

Nenhum comentário: