quinta-feira, junho 25, 2009

Prof. Saliou, ou como todo mundo tem acesso a sua correspondência.


Eu queria postar esse teaser que deixaram na nossa caixa de correio a algum tempo. Eu não sei o por quê colocaram isso na nossa caixa de correio. As caixas de correio aqui são diferentes do Brasil. Em Brasília nos prédios onde eu morei eram seguras e bem simples, era uma central de escaninhos virados para fora da portaria com as portinhas todas fechadas com chave que cada morador tinha a do seu apartamento. O carteiro vinha e deixava as cartas com o porteiro ou o síndico, daí o porteiro entrava em uma salinha a qual só ele e o sindico tinham a chave e ficava sempre trancada. Para a parede de fora da sala os escaninhos eram todos lacrados. Para o lado de dentro aberto só para o porteiro e com o numero do apartamento em cada um. De fora tinha além da chave uma fenda pequena para se jogar propaganda. Os envelopes com documentos dos seus clientes, meu pai sempre pedia para nos avisar para que fôssemos buscar quando chegasse, evitando que amassasse ou que estraviassem. Eu morei em mais dois apartamentos sozinha que era da mesma forma a variante é que muitas vezes era uma caixa lacrada onde o porteiro botava a carta pela fenda frontal e só o morador poderia abrir. E essa mesma ficava do lado de dentro da entrada de cada prumada de apartamentos.
Pois, aqui em Viena difere muito. Ela é toda lacrada e temos a chave. Até aí morreu Neves. As caixas ficam no pátio comum. Na verdade é uma caixa grande com divisórias e portas de dobradiças e fechaduras para cada morador. De metal vagabundo ou plástico. Daí o carteiro vem com uma chave mestra e abre de uma vez a tampa que deixa a mostra todas os escaninhos com seu conteúdo. E que tem no espaço de cada apartamento o nome do morador ou da família. Tenho até que por um papelinho com os nossos nomes na nossa. O grande(até parece!) lance é que não só o carteiro tem a acesso a sua caixa de correio como também da portaria do prédio. Achou absurdo... Calma... A coisa vai piorar... É possível que muitas outras pessoas não moradoras tenham a chave da portaria. Por exemplo entregador de panfleto, werbung, que é aquele jornalzinho do extra, carrefour ou americanas. Em o que conhecemos na publicidade como varejão. Legal ou ilegal, legais são de lojas reconhecidas como essas citadas. Ilegais são de pizzaria, esse do professor Saliou, enfim. Como se não bastassem os vizinhos que vão abrindo a portaria para qualquer um que toca a capainha sem perguntarem ao menos quem é. E não é só uma companhia de panfletagem não. São várias.Com empregados legais e ilegais, honestos ou não. E aí o cara que você não sabe de onde vem, onde trabalha, por que está ali, entra e entrega propaganda na sua caixa ou na sua porta. A gente sabe onde passa boi passa boiada. Essa é uma das razões as quais os apartamentos aqui são vigiados nas férias de Natal e de verão. Essas pessoas que não sabemos quem é fica observando o fluxo de papel na sua caixa e se você não pega todo dia você não está e se não está... Oba!... Mais um apartamento para ser arrombado. Como já contei aqui no blog que o nosso foi duas vezes.
Esse folhetinho do prof. Saliou foi deixado na nossa porta a um mês. E eu vou tentar traduzir mais ou menos, qualquer semelhança com algo conhecido é mera coincidência...

Prof. Saliou - Médium e Clarividente.
Especialista para trabalhos de relações amorosas. Assistência para qualquer situação de desespero.Retorno rápido da pessoa amada. Trata de qualquer doença desconhecida, temor, infelicidade e infertilidade. Dá segurança a qualquer risco ou feitiço. Atendimento sério e discreto.

Nenhum comentário: