segunda-feira, agosto 04, 2008

Não há lugar como o lar.

Ontem saí fui a Viena. E tive um insight. Aqui na áustria tem um estereótipo para grande parte das pessoas. São os "Immer Rauzen Menschen" isso é dito para aquelas pessoas que reclamam de tudo todo o tempo. A comida nunca está boa. O tempo é ruim mesmo quando está fazendo sol. Se é frio é por que tá frio e poderia estar mais quente.Se está frio demais e não está nevando é um absurdo por que Natal sem neve é sem graça. Mas quando neva reclamam por que está nevando demais ou pouco. Resumindo nunca se satisfazem. Mas jamais reclamam daquelas coisas que são corretas. Como: ser mal atendido nas lojas. Aqui é uma instituição. Normalíssimo. Dizem que o austríaco é direto e seco. Eu como brasileira odeio as vendedoras das lojas nos shoppings brasileiros que ganham por comissão tentando me vender uma bermuda que ficou apertada e não tem o meu número. Ou me convencendo que aquela babylook vai ficar linda no meu corpinho quase 46. Isso é exagero e interesse puro. Mas às vezes sinto falta daqueles vendedores que dizem a gente a entrada da loja se precisar de algo estou aqui meu nome é fulano de tal.
Aqui as vezes preciso comprar coisas em lojas de eletrônicos e a cara do cidadão ao responder minha pergunta na maioria das vezes é de descaso, má vontade etc. Além de eu ter que ficar correndo uma semana atrás do vendedor em determinada sessão.
E quando acontece de sermos atendidos de forma digna fazemos quase uma festa. Franz, meu namorado diz que o vendedor é bastant amigável. Mas acho que vendedor aliás qualquer atendimento deve ser muito amigável. As pessoas devem ser amigáveis . Ou estou enganada?

Uma amiga me conta que uma vez foi a uma loja aqui de Viena com os dois filhos uma menina de quatro e um rapazinho de 12. E os tres tiveram que perseguir um vendedor.
E para lá das tantas quando já estavam quase desistindo o homem apareceu com má vontade. A diferença entre uma loja de departamento austríaca e uma brasileira é que o vendedor tem um salário bem razoável ganha líquido oito euros por hora, aproximadamente. Salário que é suficiente para pagar seu aluguel, transporte público de excelente qualidade, sua viagem de férias para alguma região tropical, como o Brasil, e o plano de saúde e aposentadoraa além do seguro desemprego. Sem contar os benefícios sociais dados pelo governo.E normalmente é o salário inicial. E nenhuma comissão.Esqueci alguma coisa??? Ahh sim esse trabalhador quando trabalha pelo menos seis horas tem dois 75 dias de férias por ano. Não vamos falar do feriado. Ele vai lá e faz o dele. Volta para casa reclama que trabalhou um monte pois deve ter dado algumas informações ao cliente. E não fica uma pendência para o dia seguinte.

Na minha luta para encontrar um emprego nesses dois anos, sempre acho engraçado. Pois aprendi na raça, como bancária no Brasil, o cliente sempre tem razão mesmo quando está errado. Mas aqui ainda não se descobriu que o cliente é quem dá lucro ao proprietário e é desse mesmo lucro que se paga o salário, aluguel do imóvel, a água e luz.

Mas nós brasileiros somos os descontentes. Pois o país nos recebe de braços abertos e estamos sempre reclamando de algo. De verdade não há lugar como o lar.

Eu particularmente odeio gente que reclama o tempo todo, de tudo sem razão. Eu reclamo daquilo que acho injusto. Não dá para dizer o tempo todo ai que frio, ou que calor. O tempo é o que é. Muita gente acha que eu sou assim "Immer Rauzen". Mas na verdade o que mais me aborrece aqui na austria é a displicência do atendimento. Eu e Franz fomos comprar uma peça para a pia do banheiro, em uma grande loja de materiais de construção, fomos ao vendedor, explicamos como era a peça, só não sabíamos o nome. Até por que não faria diferença alguma.Até desenharíamos se preciso. Entretanto o rapaz nos seus 25 anos olhou para a gente, não mudou de posição e disse: não tem isso aqui não. Franz, se deu por contente, embora irritado. Eu, não. Procurei outro vendedor com cara de "to aqui a mais tempo"e fiz Franz perguntar novamente. Este por sua vez não apenasdisse que tinha, como chamava e também mostrou o lugar.Era uma pessoa que devia trabalhar na loja há uns 10 anos. Não creio que ele tivesse puxado nosso saco, ou sido deselegante, mas foi atencioso e digno. fez o trabalho da melhor foram e não sei se tenha lhe custado a vida. Então é assim que funciona as coisas aqui devemos perguntar três vezes a pessoas diferentes. Isso cansa. E deixa a gente de mau humor e no fim vira uma guerra de nervos inacreditável.

Eu se sou maltratada ou tratada com desleixo em restaurante seja onde for costumo não ir mais. Seja aqui, no Brasil, ou na conchinchina. Eu acho que mesmo que não paguemos ou paguemos o ser humano merece ser repeitado. E também respeitar o outro
mas por aqui a rispidez e a secura se contrapõe a cordialidade. Alguém me disse na Itália é pior. Isso só vou saber quando eu estiver lá. Enquanto eu estou aqui eu quero ser bem tratada aqui. O dia que eu estiver na Itália eu critico ou elogio. Por enquanto eu sonho com a dignidade para todos os povos e atendimentos efetivos.

Nenhum comentário: