segunda-feira, dezembro 29, 2008

Do dia que quase fui para academia de bicicleta.

Acho que não contei isso aqui não... Mas na minha vida de fazer um mundo melhor - e morando aqui na Austria - eu to contribuindo para o mundo melhorar pelo menos pelos próximos dez anos. Separo, lixo, economizo luz, ando a pé e de bicicleta.Lavo roupa duas vezes por mes... Ainda bem que temos muita roupa. Eu também gasto bastante o metrô de Viena e ando de bicicleta. E além de ser pobre de marré marrré marré,eu já to até fazendo fotossíntese para ajudar o meio ambiente.

Meu amigo e parceiro de pobreza, pobreza não!Que pobreza é um pouco forte. Digamos que aqui levamos uma vida de dificuldades e limitações, financeiras claro! Sempre quebra uma para mim e arruma uma vaguinhna de uma semana grátis nsa promoções da academia chique que frequenta-que ele paga a bagatela de 75 euros mensais, mas que dá a ele 2 toalhas limpas por dia- e arruma uma semaninha grátis. A última vez foi no verão.

Eu quase não consegui frequentar a tal academia chique. Mas que um mês e meio de ligações do vendedor me ligando e oferencendo ofertas mirabolantes para frequentar. Ofertas que deixariam aquela tal Cia. de ginástica famosa do Brasil no chinelo. Então no último dia combinei com meu amigo de irmos para a academia de bike. Desculpe-me os ciclistas eu não posso chamar aquela bicicleta de bike. Vou chamar de camelo azul. Então aqui em Viena tem umas bicicletas azuis. As citybikes que no verão eu uso muito. Para economizar o dinheiro do busão e do Metro. O uso é similar ao parisiense. O usuário se cadastra pela internet ou em algum posto nas estações de metro. Paga-se 1 euro pelo cadastro. E com nome de usuário e senha pode pegar em qualquer estação, andar por uma hora e devolver em outro ponto da cidade sempre uma estação de metro. A cada segunda hora paga-se €1 euro pelo uso que é debitado em conta corrente ou cartão de crédito. Para se cadastra basta ter um dos dois. Após deixar a bicicleta deve-se aguardar pelo menos 15 minutos para pegar uma outra e trilhar novo percurso. No link da city bike tem ali todo o processo.

Então pegamos a bicicleta na Estação Maragerethen Gürtel e fomos na direção do Donau. Do outro lado da cidade do 5 ao 22 segundo para tal academia. Pois embora ela tenha vários postos a utilização do meu voucher só podia ser na filial do 22º distrito a qual meu amigo frequenta.Eu no meu camelo azul, e ele na super poderosa dele.

A bicicleta não é assim desconfortável. Mas também não é confortável. Digamos que é igual cadeira de selfsevice, você pega aqui e devolve ali. Sem marchas. Tudo bem simples. E com farol para uso noturno. O freio é de duplo mão esquerda e no, contra-pedal, quer dizer, ao pedalar para trás a bicicleta freia. A que uso em casa, tambéme assim. Esse freio é tão legal tão legal que eu levei um tombo na descida do supermercado aqui perto. Depois eu conto isso. Voei igual uma jaca!

Fomos do quinto distrito ao vigésimo segundo. Viena não é muito grande. Talvez do tamanho do plano piloto de Brasilia. Porém bem plana. O que a faz perfeita para a bicicleta e bem sinalizada no centro para o uso de bicicleta. A vantagem dessa bicicleta é que ela não é cara para usar. E ninguém rouba. Eu aco. Só que a falta de amortecedor e marcha faz ela vibrar um tantão em alguns lugares. Pedalamos por duas horas. Tenho que dizer que no meio da cidade tem um canal. do outro lado do canal é o distrito 22 que é imenso. Só que após o temos uma estação na Alte Donau. Mas era longe para deixar a bicicleta, então fomos até a nossa estação a Kaisermüller, onde fica a sede da Onu que nunca me empregou. Muitos patinadores, mas nada de lugar para a bicicleta. Então fomos até fomos até a estação Kagran. Nenhum lugar. Depois de um pedal de uma hora e fulos da vida por que não tínhamos onde guardar o tal camelo... resolvemos perguntar. A mocinha do "posso lhe ajudar" nos disse que só tinham lugares para a bicicleta no segundo distrito antes do canal. Eu tava no 22. Ja tinha pedalado para lá de Dusseldorf, e não tinha um buraco para enfiar a droga da bicicleta. E então tivemos a grande idéia de voltar.

E aí pedalamos duas horas, e eu no camelo ruim. Houve momentos em que pensei que ia morrer de tanto pedalar. Onde o calor do verão, a frequencia cardíaca, a vibração e tudo mais me conseguiu fazer um dia completo de academia.

Resultado, embora acima do peso, descondicionada to batendo um bolão ainda.
Ao todo o pedal rendeu umas 14 estações entre duas linhas não sei quantos quilômetros. Gastei muito suor e calorias. Academia para quê?

Nenhum comentário: