segunda-feira, agosto 24, 2009

Enstschuldesculpe!

A coisa que mais me deixa irritada é quando eu me ligo no automático. E saio de casa. E aí começa a minha disfunção mental. Entro no supermercado bato com o carrinho em outra pessoa. Enstschuldesculpe! Vou perguntar alguma coisa:Enstschuldesculpe! Isso quando não fico com aquela cara de idiota pensando:"que que eu devo dizer agora,hein?". Pedi queria trocar um saco de uvas no mercado e na hora de pegar de volta do cara que é pesador do Atacadão - que adorei- tirei as uvas da balança e disse com aquele ar de "devagar meu rei": "Moment mal"(um minuto) e o cara ficou olhando para mim com aquela de que que essa mulher tá dizendo. Mas o melhor, ou pior, é quando eu paro antes de dizer o por favor alemão: Bitte! Ou digo: Eu queria dez pãezinho com gergelin, bitte!Com aquele sorriso no rosto e olhos faíscantes para convencer qualquer atendente de balcão que acordou com a vó austríaca atrás da porta. Que ficam pensando quem é essa doida.
E quando eu encontro alguma coisa estragada que digo que está "Kapput", como a filha de uma amiga cujo o pai é austríaco? Ou ainda as espressões alemães que transformo para o português ao pé da letra. Tipo: Mir es egal(tanto faz)... Para mim é igual...e por aí vai... Espero agora na terceira semana já estar melhor.
Eu só sei que isso já está me amedrontando. Por quê? Porquê eu não sei como vai ser na minha próxima vinda a Brasília. Como vai estar meu português - e eu já esqueço umas palavras que nem uso em alemão - e estarei mais velha, quer dizer o meu alternador já vai estar começando a dar problema. E eu que sempre achei isso nos brasileiros que moram no exterior uma frescurinha... Enquanto isso vou pagando minha língua.

2 comentários:

Silvana Isabel disse...

Ahahahhahahahhahahahhahahahahhahahahahahhahahahahhahahahahahhahahahh......que doideira, menina!

Mas o cérebro da gente não perdoa, fica meio atordoado mesmo...

Conte mais de suas aventuras por aqui com a "trocação" de língua :)))))
Beijão!

Luciana disse...

Oi Gisele
Comecei a acompanhar seu blog ha algum tempo atras e estou gostando muito. Me mudei para Viena em marco desse ano e ainda nao me adaptei totalmente a essa nova vida. Tem dias que eu amo estar aqui e tem dias que daria tudo para voltar para o Brasil. Aproveite bem a sua estada na nossa terrinha e volte com muita energia e boas historias para nos, seus leitores.
Abracos
Luciana
lu_iank@uol.com.br