segunda-feira, novembro 24, 2008

Achados e perdidos

Em um dia do semestre passado, uma quinta-feira do mês de maio, em seguida fiz um monte de coisas e para finalizar, tentei pegar um livro na biblioteca não achei a carteira de estudante.

Tentei voltar para casa às duas horas. E... Surpresa!!!! Cadê o cartão semanal? Eu cheia de compras revirei a bolsa, carteira, livros de alemão e nada. Fui a todas as estações pelas quais eu passei e perguntei em cada um dos escritórios

Os dois estavam juntos. O cartão semanal para mim sai em torno de € 36, vale a pena pois se eu for a Viena todos os dias eu atravesso 3 zonas e ainda tem o valor do combustível rateado com os passageiros o tal Zuschlag que custa €0,60 por viagem. E o cartão, anual, mensal, semanal e até o diário(para quem mora em Viena) são uma grande economia para nós. A história é: o governo mantém o sistema funcionando com a venda dos cartões. Vendem passagem antecipadas. Eu viajo em média tres vezes a Viena e vou e volto. E posso andar dentro das zonas 1, 2 e 3. Se eu morasse em viena meu cartão semanal custaria 14 euros. E o mensal 50 o meu é o dobro por que moro em Baden, melhor dizer Traiskirchen, que é um distrito ou bairro da região administrativa. Algo tipo Valparaízo e Céu azul... Menorzinho e mais chique. Por que só Traiskirchen é menor que a Etapa B e C e D de Valparaiso. E eu rodo ela todinha a pé ou bicicleta se andar mais um pouquinho eu já estou em outro distrito. Tipo Gumpoldskirchen.
Eu acho que estou me repetindo, mas naquela quinta-feira eu perdi o cartão do busão e rodei várias estações procurando o cartão. Não achei voltei para casa às seis graças a 10 euros restantes existentes na minha continha corrente.

E já estava enlouquecendo de tanto dar tratos a bola, como diria a Emília, pensando que teria acontecido com minha carteira de estudante quando um belo dia eu sonhei... É isso aí mesmo, Sonhei! Que a carteira de estudante me era entreque aqui em casa na porta. Como eu já havia sonhado várias vezes no Brasil com coisas que eu perdia e reencontrava em casa. Do celular, perdido embaixo do carro até aquele brinco chiquérrimo que ficou preso no vestido. Na pressa de tirar a roupa e ir ao banheiro... Hehehe vocês achavam que era para outra coisa né??? Parei de rezar para São Longuinho.

Duas semanas depois Docinho me liga na universidade eu atendo e ele diz:
-Baybe, sua carteira está te esperando nas agências do correio. Recebi o aviso agora
-Jura? E o cartão semanal??
-Também.

No dia seguinte tava lá o cartão semanal, com a carteira de estudante encontrados no mesmo dia e entregues ao escritório da OBB com nome e o telefone do cidadão que achou. Show de bola!!! Enviado para os achados e perdidos... Que enviou para o PSK que vai mandar um monte de gente embora. Faisçunaum dutor o povo trabalha direitinho. Que nem no Brasil... Só que a ECT publica e se vc quiser vai buscar.Com o nome da pessoa. Melhor o cartão foi achado no dia que perdi com direito a trÊs dias de busão de grátis. Mas a pessoa foi super do bem e entregou no lugar certo... Eu acho né... só recebi 2 semanas depois.

Há umas três semanas perdi de novo minha carteira de estudante ficou desaparecida uma semana e eu já pensando no valor para fazer outra. Quando de repente... Übarraschung(surpresa) achei dentro de um caderno... Eu e minha cabecinha
Mas o problema é esse a minha cabeça é muito doida. MAs normalmente eu sei onde perco as coisas.
A primeira vez que vim a Viena perdi a minha carteira de motorista(era para não usar o passaporte) mas os cartões do banco no supermercado. E a mocinha só me entregou com o passaporte. Junto com um monte de perguntas.

Já deixei pasta no curso de alemão, parei em frente ao guardaroupas para casacos pousei a pasta lá e me mandei. Uma semana depois estava no mesmíssimo lugar,na mesma posição me aguardando, e com documentos importantíssimo para fazer carteira de estudante.

Dizem que quem acha objeto de valor na rua deve entregar a polícia e se não recuperados após um ano a polícia entrega a quem os encontrou. Eu acho essa história lenda. Aqui as pessoas devolvem as coisas não apenas por senso ético e honestidade mas também pela idéia de serem recompensados. Mas eu espero que eu não perca mais nada.

Mas essa é a coisa que mais gosto na Áustria. A possibilidade de perder coisas e reencontrá-las.

2 comentários:

Silvana Isabel disse...

Ué, Gi, cadê o texto? Era pra ser achado aqui mesmo? Ou ele foi perdido antes de eu ler? ;)

Silvana Isabel disse...

Aaaah, agora sim [:)]. Beleza!