sábado, novembro 08, 2008

Cia. Philippe Genty

Uma vez eu assistia o Jornal da Globo e me deparei com Maurício Kubrusly comentando um espetáculo de uma Companhia de teatro de bonecos que jamais esqueci. Eles fariam uma apresentação única em várias cidades do Brasil começando pelo Rio de Janeiro, e por minha sorte iam a Brasília. Em uma época que só o grupo aparecia por lá. Então enlouqueci e busquei onde eu encontraria ingressos para o tal espetáculo. E coincidentemte uma amigo querido e saudoso, que infelizmente alguns anos depois, foi comigo. O ano era 1994 o amigo Robinson Graia, que sempre me incentivou a cantar e fazer teatro. Bem que eu deveria por minha veia atriz para fora e ter feito o que ele diz. Mas nunca é tarde. A Companhia era maravilhosa e o espetáculo ainda mais. E para minha surpresa tinha um brasileiro que na época morava na França e já fazia parte da Companhia a vários anos. Bem o espetáculo, eu lembro era cheio de cores, com tecidos esvoaçantes imagens lindas que ainda não eram possíveis realizar no mundo da animação e informática.

Acho que Genty era o precursosr da animação Flash sem computador. E desde então nada é mais rico do que o momento da apresentação ao vivo. Nada é mais poderoso do que a emoção de estar presente e ver um espetáculo com toda grandeza.
Genty expõe tecidos maravilhosos, bonecos que povoam nosso imaginário, situações inusitadas, dança teatro e tudo que for possível colocar no palco, luzes impossíveis e som inimagináveis. Assim é Genty e seus maravilhosos espetáculos. Ás vezes tenho a impressão que o maior palco do mundo ainda seria pequeno para ele seus espetáculos.


Então lá vai. Vamos apreciar por que demorei 14 anos para reencontrar Philippe Genty e sua Companhia maravilhosa de teatro de bonecos, também conhecida como Teatro de caixa preta. Vai aí um pedacinho do que eu quero contar a vocês com palavaras, mas só consigo lembrar das emoções do da primeira vez que vi. Infelizmente na telinha não fica tão grandioso como o espetáculo mas é adorável


Um comentário:

Anônimo disse...

...please where can I buy a unicorn?