sexta-feira, novembro 28, 2008

O CC nosso de cada dia... E o perfume também.

Mulher processa colega de trabalho que exagera no perfume

Até aí eu achei tudo bem. A pergunta é a seguinte será que isso abriria um precedente para aquelas pessoas que tem um CC incontrolável que andam de metrô com aqui, ou em qualquer lugar do mundo. Embora eu já tenha pegado onibus com um mecânico, borracheiro, e outras pessoas que possuem outras profissões. Mas nunca senti nenhum cheiro desagradável.Uma vez ou outra, mas eram exercícios esporádicos. Aqui eu sinto todos os dias em cada viagem o cheirinho de corpo, vamos dizer assim de pessoas super bem arrumadas. Com casacos belissímos e caríssimos de marcas famosas, mas com um "parfum" desagradável. E pior é quando mistura o tal CC com o perfume francÊs, austríaco ou mesmo brasileiro. Aí queridos eu não aguento.

Não, não estou caindo no clichê que europeu fede, até por que no Brasil tenho meu próprio carrinho conquistado com o suor(pegaram?) do meu trabalho. E então não posso dizer que esse é um predicato totalmente europeu. E em Brasília, minha ilha, minha a miga e comentarista Lulu diz que a gente vive um pouco alienado do mundo. É verdade. As favelas são afastadas. Os hospitais são em lugares especiais. Canteiros de obras onde ninguém mora ainda. Coisas assim. Vivemos de casa para o shopping e do shopping para casa. Acho que é difícil ter contato direto com a massa, por favor não me entendam, mal. A massa aqui está em lugar de povo. Muita gente. Gente em quantidade absurda. Como uma saída do "Maraca" em dia de um clássico. Eita bateu a saudade do tempo que meus avós eram vivos eu ficava ali na janela da Rua Dona Zulmira olhando a galera chegar e sair do estádio. O apartamento deles era tão perto que a gente conseguia ouvir o barulho da torcida nos jogos. Tanta gente assim eu nunca vi num dia só por aqui. E morando na Roça muito menos. E nessa vidinha de shopping para o trabalho nós os enquartelados em nossas casinhas classe média. E vidinha quase perfeita esquecemos que tem pessoas que trabalham em lugares inóspitos, em baixo do sol e suando. E suor nunca cheirou bem. Mas perdemos o contato com isso e ficamos achando qualquer coisa fedorenta.

Mas o cheiro por aqui não é o de suor esse eu tolero bem. É um cheiro de roupa mal lavada e usada por muito tempo. Assim meio carniça. Algumas pessoas simplesmente não lavam seus casacos. E aqui tem alguns tecidos lendários que só vi em revistas estranjeiras no Brasil, que quando vou comprar-e nem são tão caros- as vendendoras me dizem:"este tecido pode ser lavado apenas limpo na lavanderia" me engana que eu gosto. Os estilistas de plantão podem dizer o que quiser. Mas eu não compro nada que não possa ser mergulhado em agua. Ultimamente até sapato de couro- até mesmo pela quantidade de neve que dizem eu vou ver esse ano! E aí o casaquinho show passa o inverno indo de casa para o trabalho, cinema, metro hermétimente fechado, ônibus idem. E o meu nariz que só funciona em momentos desagradáveis, sentindo os aromas e odores. E é a história as pessoas não sentem o próprio odor. Eu pelo menos onde eu estiver tenho pelo menos um amigo que posso confiar e perguntar: Escuta eu to com mau hálito, cc, chulé, a roupa tá feia ou o quê? Até por que sempre tem alguém me achando ET na rua por aqui. Olhando quase dentro da minha alma. Talvez admirando minha formosura. E eisso é algo ás vezes constrangedor. Por que eu sempre fico achando que o ziper tá aberto. A calça manchada de algo. A blusa aberta ou algo mais constrangedor. E o docinho aqui em casa também se decidiu ser meu personal stylist. Não eu ache que funcione. Mas eu preciso de alguém para fazer o controle e depois assumo meu estilo Anti-moda.

Até por quê eu tenho um amigo que diz, quem sai desarrumada, despenteada, ou com roupinhas que não cairam bem no corpicho, é por falta de amigos. E eu que não sou otária nem nada, não posso ficar sem amigos. Quem tem amiga tá sempre linda! Meio gay éssa frase. Mas ele é gay mesmo, ligo não! Por que se a amiga gosta de você dá o toque. Mas se ela é sua amiga inimiga number one... Ela vai te deixar sair com aquele modelito Amy Winehouse depois da balada. Mesmo que você seja maravilhosérrima como a Charlize Teron. Minha diva.

Mas voltemos ao CC ou qualquer cheiro. O cheiro de perfume me incomoda. Quem sofre de asmas, brônquintes,sinusites, rinites e similares. Ao contrário do que se diz, que esses narizinhos não funcionam, a realidade é bem diversa. Eu por exemplo quando sinto qualquer odor, agradável ou desagradável, após passada uma crise alérgia sinto cheiro até da alma das pessoas. Meu pai de quem eu herdei tal benefício, tem dia que chega em casa reclamando de cheiros que ninguém jamais sentiu.Que podem estar ou não lá em casa. Mas isso é implicância de filho. Mas é verdade perfume incomoda sim. Algumas essencias são conhecidas por causar enjôos, dores de cabeça, etc. Mas eu não sei se eu chegaria ao ponto de processar alguém . Eu tenho uma amiga que simplesmente não usa perfume.Não gosta e pronto. Eu comecei a usá-los cedo. Aos 15 anos. Até então no máximo um talco desodorante muito em voga na época. Quando alguém reclama que meu perfume está forte eu sempre diminuo a dose. Por que assim como tenho um olfato ás vezes muito forte para com perfume dos outros, algumas vezes gosto tanto dos meus que resolvo tomar banho. Então preciso de um certo controle externo. Embora isso não aconteça sempre. E assim como o boi almiscarado nos permite ter um dos melhores perfumes o Almiscar, presente em várias fragâncias. Não quer dizer que o perfume seja o mesmo enquanto o boizinho é o dono dele. Ou que só porque o boi é almiscarado ele cheire bem.

As pessoas esquecem que as fragrâncias se modificam de acordo com a pessoa que usa. A pele, que é o maior órgão humano, possui esse fino poder de modificar essências. E aí é que está o segredo daquele enjoo de manhã por causa do perfume em uma pessoa que estava no ônibus. Talvez sejam os ferômonios. Ser lá... Vai ver estou falando besteira. Mas eu posso dizer que de tudo que mais me incomoda aqui nos diazinhos de inverno é o tal do CC e o perfumão em excesso ou os dois juntos.

Um comercial italiano que eu vou pecar por não saber qual a campanha e a marca produto que dizia: "Quem ama ao próximo usa desodorante" - maldade!

Ai, ninguém merece. Tenten pegar o U3 lotado(u3 só passa lotado) e depois me contem.

Um comentário:

Nani disse...

Oi Gisele!!!! Feliz Aniversario atrasado!!! Eu andei meio sem tempo de visitar blogs naquela semana, foi minha semana de provas. Acabei deixando passar...

Olha, eu tb tenho nariz agucado (com cedilha), o cheio de perfume nao me incomoda mas o de CC, socorro... eu espero que o povo no minimo use o desodorante, aquela frase ali eh perfeita.

Mudando de assunto, sua sogrinha te ama neh?? hehe

Beijossss