sexta-feira, novembro 21, 2008

Aniversário - parte I

Então de presente de aniversário ganhei de um amigo uma viagem que eu queria fazer a um tempão e nunca tinha oportunidade. Eu fui a Slovakia. Pois é. André me ligou e disse:
- Guizellaaa, como eu estou duraço vou te dar de presente de aniversário a passagem para Bratislava.
Isso no sábado as dez e meia e eu já estava dormindo. Depois de idas e vindas esquece coisas daqui, volta para pegar coisas dali as 11hs entramos no trem. Que foi cheio de rapazes que fazia o serviço militar, mas estes saltaram na fronteira da Austria. Nós seguimos.
Bratislava é uma cidade que parece dividida entre o passado do leste europeu, dominado pelo bloco comunista e uma cidade que começa a crescer lentamente após o fim do comunismo e entrada na EU.
Bratislava é feita de morros muitas subidas, muitas mesmo... Eu quase morri. Mas é cheia de pequenos monumentos e casas que precisam de reformas, coisas modernosas. Ônibus velhos que parecem os minhocões de Sampa. Enfim uma cidade que está aceitando a modernidade.
O turismo começa a se desenvolver agora. E acredito que irá seguir muito bem. Pena que o Euro está chegando e tudo já inflacionando por que tudo está sendo reajustado para cima. Em janeiro nada será como antes.
Fala se pouco alemão em Bratislava, até os anos 90 se aprendia russo, fala-se pouco ingles pelo mesmo motivo.
Mas não sei ao olhar de longe a cidade em si, que não era o centro histórico me pareceu bastante com Águas Claras em Brasília com edifícios de 12 andares ou mais, varios lado a lado.
A visita foi cansativa pois André nos fez andar muito a pé e aos 40 anos não se tem mais aquela vitalidade dos 20, pelo menos eu não. Mas foi uma boa viagem. Bratislava
é charmosíssima.

Achei um vídeo no youtube, além das fotos que estão no flickr ao lado vcs podem dar uma olhadinha na cidade aqui.








* Capital da Eslovaquia