segunda-feira, novembro 10, 2008

Àgua quente, água fria...

Todo mundo sabe que eu não bebo café. Não sei por que eu não gosto. Só bebo café quando sinto o cheiro de café fresco e dava saldade da casa dos meus pais. Até os anos 90 e alguma coisa mamãe fazia café tres vezes ao dia. E ficava pairando aquele cheirinho de café coado na hora em casa. Lembro que fui a França, com o coral da UnB e no refeitório do alojamento fizeram um café no quarto dia de viagem. Eu não resisti e tomei. Mas quanta diferença do café familiar lá de casa. E venho resistindo a anos. E sempe que alguém me pergunta, por que eu brasileira não bebo café eu digo: - Para não ficar mais preta...SIC!
Ninguém entende a piada... Austríacos!

Aqui ná Áustria sou mais chegada a um chá. Aliás sempre adorei chás. Existem casas de chá maravilhosas aqui. Eu sempre quis ter algum dinheiro para poder comprar todos os chás. Então eu sempre que vou a algum café peço um chá. Isso eu já fazia no Brasil. Até que um dia me toquei que pagar 2 reais por uma xícara de água quente era demais. Embora alguns Cafés em Brasília sirvam Chás Twinings que no Brasil é importado e caríssimo uma caixa chega a custar mais 20 reais com 20 saquinhos. Embora minha amiga Viviani me apresentou ao maravilhoso chá de mandarino gelado do Café Martinica, ou seria Marietta??? Tá tudo bem, não importa o Café, mas o chá era maravilhoso! Pena nunca ter achado aqui. Sempre acho várias coisas misturadas. Mas um chá delicioso é o de Bluttorange, quer dizer, laranja vermelha. O cheiro e o sabor são maravilhosos. Chá de morango, cerejas, Romã, Claro que tenho também meu chazinho de camomila ou erva cidreira. Que ainda guardam um sabor e um cheirinho especial.

Tomar chá aqui em Viena sempre era para mim um evento. Era por que caiu a ficha de novo que um chá num café custa €2.50 e eu não sou otária nem nada para pagar um saquinho de chá e uma xícara de água quente esse valor todo... Pensem!... Mas o evento se dá pelo seguinte. Toda vez que eu pedia um chá no meu café favorito apresentado pela amiga Lívia, do Strudel de banana, ele vem com um copo de água do lado. Quer dizer uma xícara de água quente, um copo de água fria, e um pires com o saquinho, o mesmo queeu compro em casa, até aí tudo bem. O problema que sempre que isso acontecia eu perguntava por que tanta água, cadê o meu chá. E imediatamente caía a ficha, eu via esse kit citado, e lembrava tá tudo aqui. Mas que era engraçado ficar vendo aquele monte de água e nada de chá.

No Brasilia nos primeiros cafés os chá já chegavam à mesa prontinho, na xícara só para ser adoçado. Depois eles mudaram passsaram a trazer o xícara com a água quente e ou o bulinho e o saquinho de chá. Qual o motivo? Simples o chá pode demorar a chegar até a mesa e esfriar, ou ficar mais que 3 minutos em cima do balcão a espera do garçom ou atendente de mesa, e nesse tempo que o saquinho tá lá na água o chá pode ficar forte demais, e amargar, ou ainda reagir com as propriedades da água e amargar ou qualquer coisa que faça o chá perder o sabor que deve ser apreciado por seu bebedor. E existe toda uma técnica para tomar chá. Devemos beber em pequenos goles deixando que o chá tome conta de toda a boca e após engolir. E repetir este ritual. Não pode estar fervendo nem muito frio. Tem uma temperatura certa. E além de não dever ser adoçado... Bem mas isso é assunto para outro post... Eu quero saber como eu vou fazer para não ter mais esse tique de achar que o garçom trouxe o pedido errado para mim... Por que a situação é sempre muito engraçada. E eu que agora só tomo chá em casa sempre fico observando os não austríacos, melhor dizer, brasileiros a receber seus chás a mesa.Observando essa reação estranha de "cadê meu chá, para que tanta aguá"

2 comentários:

Nani disse...

Que interessante Gisele. Eu tb nao sou muito de tomar cafe... tomo uma vez ou outra, mas misturado com chocolate quente, ou frapucinos. Mas eh muito de ves enquando.
Jah Cha, eu tomava mais no Brasil, o cha Mate Leao, haha. Aqui, apesar de ter vario sabores eu nao me acostumei. Jah meu marido... ele ama cha, toma cha direto. Acho q ele pegou essa mania quando morou aih na Austria.
Voce conhece a moca do Strudel de Banana?? Eu lia muito o blog dela, esqueci o nome agora... adorava ler as historias do Tutu, hehe. Mas faz tempo q ela nao escreve...
Bom, vou indo agora. Beijos

Silvana Isabel disse...

Gisele, escreve mais, escreve mais...Beijão!