sexta-feira, maio 29, 2009

Adolescencia só é boa na foto?

A Denise, do Sindrome de Estocolmo, fez esse post sobre adolescência, e eu fiz um comentário que ficou longuíssimo. E aí resolvi postar aqui o comentário e postar lá uma curta.

Saudades da adolescencia em si, nao tenho. Mas gostava de coisas que eu tinha na adolescencia, como o lugar que eu morava, as músicas que eu ouvia e claro o corpinho de silfide, entretanto eu era magrela embora todos me achassem gorda como sempre, adorava meu corpo mas odiava meu rosto. Bochechas demais e aparelho nos dentes com anel em todos os dentes. Hoje morro de inveja dos grampos de silicone. Mas pior mesmo era minha amiga Fernanda, que vivia com um macacao jeans todos os dias, acho que ela tinha até mais de um, por que usava um aparelho ortopédico na coluna, além de aparelhos nos dentes, daqueles que tem o estoral, com elástico que que puxam os dentes com um arame por fora da boca. E eu morria de dó dela, que era uma das minhas melhores amigas e nao podia deixar de ser, era o cabecao da turma.

Embora eu tenha sempre estudado em colégios católicos, e meus pais eram bastante rígidos mas eu nao tinha essa falta de liberdade que as pessoas reclamam na adolescência. Eu era filha de militar, minha mae técnico de enfermagem filha de militar numa família de Vila Isabel, quase uma tradicao. E para completar tudo isso eu cresci no auge do governo militar.
Mesmo assim acho que minha adolescência foi meio anormal. Frente a das outras pessoas. Eu sempre fui muito cabeca, e muito debochada e palhaca. Nao que eu fosse extrovertida. A extroversao chegou a minha vida na universidade. Eu era e sempre fui muito na minha, tanto que no primeiro ano, eu mudei de turno e numa daquelas eleicoes de "os mais mais da turma" eu acabei ficando com o título de a mais metida. Adorei por que eu fazia questao de ninguém me ver, por que eu era muuuuuiiiiiitttttooo tímida. Eu sou engracada acho coisas legais em coisas ruins. Mas o melhor foi por que essa eleicao foi feita pelos meninos da turma, acho que como eu achava que tinham meninas mais bonitas eu nao ficava assim me oferecendo como o resto da galera faz na adolescencia. Daí e eu ganheio o título.
Acho que tive momentos na vida muito piores que a adolescência.

E claro nao foi psicológicamente a pior época da vida. Eu nisso depois quando iniciei a faculdade, mas eu via pelas minhas amigas. Tudo era muito sofrimento, muito drama, era uma vida meio Ultraje a rigor a galera era meio "inútil" e "rebelde sem causa".
Bem, eu morava em Brasília, que é sempre foi, sempre será uma ilha da fantasia. Naquele tempo eu já sabia. Embora eu assistisse tudo pela tv eu me achava meio alienada políticamente. Nunca pude ir a um comício pró Diretas Já, tambem meus pais nao deixavam por que nao queriam filho em baixo de cacetete. Eu nao tinha uma horário para chegar em casa, mas meus pais sabiam sempre onde eu estava, e nessa época nem existia celular. Na verdade sabiam por que me conheciam bem e sabiam o que eu fazia. Se eu estava em casa era sempre no meu quarto ouvindo música, e sofrendo de amor nao correspondido por um amigo, que até hoje é meu amigo, o cara tava dentro do armário se é que voces me entendem, acho que nesse ponto perdi muito tempo. Talvez nisso eu quisesse voltar e beijar muito, mas na verdade eu queria mesmo era viver aquele amor. Que também me protejeu de outras coisas ruins que podiam acontecer.

Brasília, nos anos 80 era uma cidade onde uma adolescente de 15 anos podia sair da casa de amigos a pé às duas da manha, mesmo morrendo de medo, atravessar o eixo sem ser atropelada, e chegar em casa a salvo, sem sofrer nenhum risco. Coisa que hoje nao se pode nem em Viena, com toda a seguranca da cidade. E naquela época já existiam drogas na cidade e toda sorte de outras coisas. MAs a vida era tranquila. Mas acho também que meus pais acertaram, pois nao tive grandes conflitos, e se tive nao os lembro. MAs lembro também que eu fazia tudo para que eles nao notarem minha existencia e eu poder ficar em paz. Na verdade o grande problema eram meus irmaos, talvez por isso eles nao me notassem tanto.

E eu também nao era chegada a grandes baladas, andar em turmas, eu tinha apenas dois amigos que víviamos juntos, ou alguns amigos que eu visitava e me visitavam de vez em quando. E como voces viram namorei quase nada. O que hoje ninguém acredita. Mas tudo passa, tudo pasará, como diria o bom Altemar dutra. Pensando assim eu voltaria a ser adolescente, mas eu queria com a sabedoria que tenho hoje. Pois eu teria aproveitado mais coisas. Embora eu aproveitei muito a minha. À minha maneira claro!

4 comentários:

Nadja Kari disse...

Bom... eu sempre fui uma adolescente quieta, nao curtia baladas nem luares cheios e bagunçados. Adorava ler, sair com amigos( normalmente convidá-los para ir a minha casa jogar alguma coisa) e assistir animês.

Não há muito o que falar... na realidade, pode-se até dizer que faz pouco tempo que deixei de ser criança e adolescente... briguei muito com meus pais, mas eram brigas filosoficas... com peruntas "porque da vida ? porque todas as religioes briam ? "etc...
Nunca fumei, nem experimentei nada, nem nunca tive vontade... sofria muito com bullying, mas tbm me divertia com tudo que vivia!!! Era mais amiga de crianças ou adultos, que me entendiam mais facilmente...

curti a beatles loucamente mesmo tendo sido adolescente nos anos 2000... heheh

beijoooos

Silvia Masc disse...

"No ano há dois dias que realmente você não consegue saber deles".
O primeiro é o dia de ontem, pois já é passado, você não pode voltar atrás e também não pode modificar aquilo que já foi feito ou foi dito.
O segundo é o amanhã, pois este é o futuro e este pertence a Deus".
Logo, para compensar tudo isso, Deus nos dá o dia de hoje, o qual Ele sabiamente deu o nome de presente.
Pois é justamente isso que nós temos todos os dias apesar dos problemas:
Um Presente Divino Uma Dádiva de Deus - A vida!

Gisele, espero que o seu "presente" , o "hoje", seja exatamente aquilo que você sempre deseja receber.

Bom domingo...

beijinho

Silvia Masc disse...

E.T.:- Eu tenho boas lembranças da minha adolescência também.

bj

Gisele Moura disse...

Nadja e Silvia adorei os comentários. Obrigada pelo carinho meninas.