sábado, maio 23, 2009

Obrigada senhor Starck

Minha primeira experiencia no TED, site que descobri com a Denise Arcoverde do Síndrome de Estocolmo. Ás vezes eu esqueco que estudei Desenho industrial, principalmente depois que eu comecei a costurar e descobri outras alternativas para sobreviver aqui na Áustria. Mas acho que preofissao é isso: nao precisar ficar lembrando todo dia que eu estudei isso, eu tenho esse título, eu sou isso ou aquilo. Acho que ser profissional é algo que assimilamos com normalidade e vira parte da sua personalidade. Como se tivesse nascido com isso. E embora eu nao seja uma fanática pelo trabalho do Philippe Starck eu vi essa palestra e achei bastante interessante. Me fez por um acaso lembrar e em seguida esquecer dessa minha profissao. O lembrar foi tipo entrar dentro de um armário abarrotado de coisas e puxar algo sem querer e descobrir que estava ali. O esquecer foi como ver que a coisa que está ali é ainda útil, funciona e esta bem ao alcance da mao, mas saber que tenho algo que é mais novo, eficiente e que substitui o antigo, mas que o antigo está sempre ali. Fechei meu armário e fiquei feliz. Nao sei se alguém entendeu essa minha filosofia sobre ser designer, mas "está no meu confuso e iniciante, com tanta coisa por mostrar e fazer" blog Menina Fuxiqueiraq ue me ajudou a resolver essa questao "ser designer" com a qual eu vivo a 20 anos. Que aliás nunca foi algo assim muito preocupante. Mas eu penso que só agora com o blog, ela se tornou se incorporou a minha personalidade. E eu gosto dela assim no sangue. Talvez fosse por isso que eu me debatesse tanto vendo tantos caminhos e para o designer tanto que estudar, tantas divisoes e tanto ainda por fazer. Engracado que eu nunca tive crises profissionais, nunca questionei porque sou designer. Talvez por que eu ja tivesse estudado Direito(4 dias) e depois Engenharia Florestal(2anos). E tive uma febre de ser jornalista e outra Arquiteta. Mas mesmo nao ganhando muito com isso, mesmo nao tendo conseguido emprego aqui eu nao tenho crises. E vi tudo isso como se um raio partisse meu cérebro em dois e mostrasse aquilo que eu nao via. O insight foi devido ao Starck, por quem nao sou fanática, mas devo agradecê-lo por ter me ajudado tanto!

2 comentários:

Silvia Masc disse...

Já vi algumas palestras no TED , geniais. Gostei das suas reflexões profissionais. Fazer, e ser.

beijinho moça

Silvia Masc disse...

Opa... Fazer é ser.