domingo, maio 10, 2009

Chuta que é macumba!

Eugenia, uma amiga super querida la em Bsb sempre me dizia que sua madrasta era macumbeira.
Eu sempre dizia a ela:
- Mulher deixe disso, essa moda já passou!
Pois vim para Viena estou aqui a dois anos e meio e ela continua me dizendo a mesma coisa.

Mês passado ela saiu de férias e foi para sua cidade natal. Engracado... Eu sempre acho, desde crianca, que cidade natal é onde mora papai noel! Bem, em umas das conversas pelo messenger - benditos sejam skype e messenger que me aproximam dos parentes e amigos - ela disse que o pai perdeu a carteira de identidade ja tem um tempao. E nao sabia onde pois ele lembra nao tê-la usado na rua.
Bem o pai dela resolveu lá pelas tantas na ausência da madrasta que é uma pessoa que segundo ela é o significado da palavra em pessoa, e faz coisas de deixar as madrastas e contos de fada de cabelos em pé. Pois muitas vezes é ardilosa e personifica a maldade. Embora as coisas que ela faz eu vejo com muito humor pois acredito serem atos de ignorâcia e desconhecimento da realidade, e como diz o Evangelho segundo Espiritismo: os espíritos se aproximam do mal por ignorância ou desconhecimento da verdade e do bem.

Nesta reuniao, o pai, disse se sentir mal, achar-se meio influenciado por maus espíritos e etc. E que via que os filhos também nao eram felizes, e que nao sabia o que fazer para ajudar. E bla bla bla.

Eugênia voltou, para o trabalho em Bsb. E a sua rotina diária. Três dias depois sua irma ligou e entre outras coisas contou a ela:
- Geú, papai achou a carteira de identidade.
E ela feliz como todos nós brasileiros ficamos quando achamos documentos que ficaram perdidos por razoes óbvias, pois se o correio acha é mais do que sorte. Infelizmente um CPF perdido no Brasil é motivo para ser vítima de alguns crimes de estelionato e quando descobrimos já é tarde. Ja usaram nosso documento, fizeram o crédito e Inês jaz morta... Nos restam a dívida e o nome sujo. Mas o diálogo seguiu, mais ou menos assim:
- Poxa Nana que legal! Onde estava?...
E agora a melhor parte!
- Bem...Éhhhhhh - Nana meio constrangida - Foi assim: um amigo do papai, seu Jorge Doin, encontrou um despacho numa encruzilhada aqui perto de casa, no alguidá haviam 21 bombons e no meio uma foto do papai com plástificada! Daí seu Jorge Doin trouxe aqui em casa ontem a noite. Papai disse que a foto era da carteira de identidade.

Eu só posso dizer que ri muito da história. Eu sou espírita e acredito que macumba nao pega a menos que a pessoa se sintonize com energias ruins, daí ninguém precisa de macumba nao, é? Só posso dizer: Chuta que é macumba!

Update
Chuta que é macumba, é uma expressao usada para coisas ditas que dao azar...Virou uma gíria no meio dos nossos amigos de Brasília, tipo "pé de pato mangalô..." etc.Nenhuma intecao de ofensa a alguem, ou chutar alguém. Posso ser mal entendida. O texto eu prometi a minha amiga Geú que publicaria por que para ela foi uma situacao constrangedora. Porém engracada.


Entao eu pergunto??? Foi maldade ou ignorância??? O que vocês acham?

3 comentários:

Maristella Padão disse...

Foi maldade, com certeza.
Temos o arbítrio de seguir o bem ou seguir o mal, independente de crenças.
Deus já nos alertava para ficarmos em vigilância, pois se o seguiram, perseguiram, quanto mais a nós, seus filhos?!
Somos seres sem sabedoria, quem saberá a verdadeira verdade da vida?!Eu não sei de nada, mas uma coisa eu sei, talvez pela sensibilidade que infelizmente tenho, existe o bem e existe o mal. Ele entrou no mundo pelo homem e pelo homem terá que sair. Infelizmente existem pessoas que fazem esses tipos de coisas, algumas pessoas captam mais, por serem sensitivas, outras, mas fechadas, não sentem nada, mas os que estão perto sim....
Penso que é por aí....mas acho que devemos rezar e pedir proteção espiritual, abertura de caminhos, que rolem as pedras da maldade. E que o bem prevaleça.
Acho que não se deve dizer chuta....
Mas sim, tenha piedade Senhor das pessoas que insistem em fazer maldade humana com os seres desumanos, que de fato, existem.
Tudo que vos falo, é porque talvez tenha também vivenciado fatos significativos na vida e nunca vou saber o porque de muitas coisas!
Enfim, um beijo do Brasil para vc, com muito amor!
Mari.

LuLu disse...

Maldade, Gi!!
Que mulherzinha, hein?

Silvia Masc disse...

Sem sair da sintonia do humor tão agradável com que vc escreve, quase me senti tentada em uma 3a. opção,
engraçado... mas diria que foi a junção de maldade com ignorância.Mas creio que às pessoas que estão em boa sintonia, não afeta.
Adorei seu espaço, voltarei com certeza, e sucesso por aí moça.
beijinho