sábado, maio 30, 2009

Só Jesus na causa!

Eu conversava com uma amiga de Brasilia pelo skype essa semana e ela estava me mostrando uma coisa que eu já pensava a muito tempo. Os Bnovos bairros de Brasília, ou novos condomínios em quadras parques. É um absurdo a gente ver a discrepância da cidade. Construindo casulos de abelhas para famílias morarem. Viena é uma cidade bem peculiar parecida com Brasilia, por ser capital da Austria, ter a sede de governo, partidos estranhos, políticos falando besteiras, outros fazendo coisas certas, custo de vida alto, gente de todo o lugar do mundo, dificil encontrar apartamento, sem contar a dificuldade de estacionar que quando eu saí de Brasília era dificilimo e segundo uma amiga agora tá impossível. Com uma diferenca, o transporte em Viena funciona e a cidade é bem irrigada com onibus, trens de superfície e metrô.

Mas é possível achar em viena uma kitnet com preco e espaco dignos para uma pessoa solteira ou um casal morarem. Se for um apartamento de tres comodos que significa sala 2quartos cozinha e banheiro o preco para compra pode variar entre 100 a 200mil euros dependendo do bairro e idade do predio, além de outras opcoes bastante interessantes. Mas e nesses cômodos podem ser colocados móveis comprados em lojas de precos de custo razoável que nao vai fazer ninguém dever os olhos da face.

Brasília nao tem isso. Os lancamentos imobiliários sao rídiculos. Condomínios com, piscina para adultos, piscina para criancas, sauna, academia,salao de festas uma ou duas vagas na garagem, play ground e aí voce pensa que o apartamento deve ser enorme. Naaadaaa disso! Apartamentos de tres ou quatro quartos de com 100 metros onde nos quartos nao cabem uma cama de solteiro. Ou se voce puser uma cama de casal queen(que nao é a maior) no quarto nao vai caber o armário ou voce nao poderá passar para o outro lado. Salas pequenas. E tudo isso num bairro criado longe do centro sem transporte sem comércio, sem nada, pois é um empreendimento novo. Eu lembro que quando surgiu o sudoeste, dois anos depois cheio de gente morando ainda nao tinha sido asfaltado e transporte só para quem tinha carro. E bicicleta em brasília era impossível. Eu quero saber se o plano do Arruda de sinalizar a cidade para os ciclistas tá funcionando. Aguas claras foi urbanizada e o metro funcionou por muito tempo só até oito da noite. Metro aqui em viena para à meia noite. E aí entra em funcionamento a linha de onibus noturna que fazem o percuso dos trens. Em Brasília até estabelecerem os famosos corujoes(onibus na madrugada) demorou a beca e quase deu briga. E o pobre do cidadao é o que mais sofre.

Ao mesmo tempo eu lembro que mudei para um apartamento bacana, e antigo(Antigo em bsb significa até 40 anos. Aqui é fácil morar numa construcao de 100 ou 200, lembrando que o século virou faz tempo.) que um amigo havia me alugado, e passei um tempo sem pegar estrada todo dia. Quando mudei da casa dos meus pais, Santa Maria ficava bem longe da pista, tres anos depois um dia olhei para o lado e os muros dos lotes estavam a 50 metros da pista. Até perigoso. Aqui qualquer via rápida tem um isolamento com muros de madeiras e concreto, para as cidades. No Brasil ainda nao. Eu sempre achei no mínimo perigoso.

Voltando aos conomínios, ninguém me perguntou,mas eu sempre achei, o preco dos imóveis em Brasilia absurdo, principalmente em relacao ao salário que se ganha. Salário normal. Tipo uns 1500 reais.. Por que a populacao nao ganha 10mil nem 15 mil reais. E sim uma minoria grande. Uma vez na vida eu ganhei 3500 reais. E suei para conseguir o trabalho. Nunca tive chance de comprar um apartamento. Que fosse na periferia. Sempre tive que morar com meus pais. E as vezes vejo pessoas da minha idade aqui que já construiram casas, claro com sacríficio, a pelo menos 10 anos.
E eu tenho amigos em outras cidades que ganhavam os mesmos mil e quinhentos e dois mil reais que conseguiram o sonho da casa própria. E aí eu pergunto. Onde isso vai parar. E vejo as favelas, morros e periferias incharem cada vez mais. Movimentos sem terra, sem teto, sem nada. E rombos na previdencia, saúde, transportes ruins, e uma desorganizacao total. E isso me dá uma enorme tristeza em ver que tudo que a gente faz, todo imposto pago, nao nos dá o benefício que necessitamos. Quando é que isso vai melhorar? Quando o brasileiro vai ter salário justo e formacao justa e poder se auto gerir sem precisar do paternalismo do governo? Eu acho que só Jesus na Causa.

Um comentário:

kelly disse...

Gisele, eu não sou de Brasilia, mas de São Paulo onde essa problemática toda que vc citou tbm existe e é maior. Tbm ouvia muitos assuntos como esse relacionado a Brasilia. É Brasil...e parece que continua tudo igual, ou piorando?

Agora, gostei de saber um pouquinho mais sobre Viena. É tão pouco comentado essa capital, assim como a Autria tbm,aqui pela Europa...eu sou mesmo curiosa em saber mais a respeito. Legal!