quinta-feira, outubro 16, 2008

Pedal ecológico ou Por menos carros nas ruas de Brasília.

Acho que uma das melhores coisas da Áustria é o Trânsito. A Silvana tava me perguntando a proporção de bicicletas para carros na Áustria. Não tenho a menor idéia. Acho que deve ter mais bicicletas do que carros. Eu sei que no Centro de Viena é possível pedalar em bicicletas "alugadas" por apenas €1 euro a hora. E aliás a questão é que eles começam a contar a partir da segunda hora de uso da bicicleta. É bem verdade que a bicicleta não tem marchas, e tem uma campainha ás vezes insuportáveis.Entretanto a cidade é bem sinalizada. E onde não tem ciclovia tem uma seletiva para bicicletas. Eu mesma já usei esta seletiva várias vezes com bicicleta alugada. Ainda bem que mamãe não vai ler isto.

Bicicleta por aqui é um meio de transporte confortável, limpo, e ainda esportivo. Eu sempre faço analogias entre Viena e Brasília pelos mesmos motivos, governo, embaixadas,gente de toda parte do mundo, um monte de brasileiros. E até mesmo por isso eu emcamparia uma proposta de transporte limpo em Brasília.Brasília é uma cidade super plana com poucas ladeiras, passagens subterrâneas.Então o que falta?
Apenas bicicletários e segurança para o ciclista, além de uma direção mais responsável dos motoristas.

Aqui é super comum ver homens de paletó gravada e notebook na cesta pedalando para o trabalho. Mocinhas de minissaia ou de Trench Coat também. Mães com filhos na cadeirinha, crianças passeando com os pais de bicicleta ainda pequenininha. Eu mesma vou fazer compras de bicicleta, ou é isso ou é a pé.

Então por que não fazer como o Gabeira??? Subamos na bicicleta e vamos trabalhar, no banco, no congresso, no shopping, onde for. Diminuirá a poluição acidentes e ainda economizaremos combustível.

4 comentários:

Anônimo disse...

Tava falando sobre isso com meu marido essa semana. Decidimos comparmos 2 bicicletas novas para nos habituarmos a andar. Sò tem um detalhe: aqui nao é plano!

Silvana Isabel disse...

Apoiadíssimo!!! :)

Gisele Moura disse...

Obrigada pelo apoio, Silvana. Eu acho que a campanha "paz no trânsito" deveria voltar.

Gisele Moura disse...

Luiza compre sua bicicleta no e-bay, sempre tem gente que vende bem barato. E na subida use as marchas leves e nas decidas todo santo ajuda. A minha sogra me empresta uma bicicleat com apenas 3 marchas, e freio de contra pedal. Já levei um tombo por causa do contra-pedal.