quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Comentário ao post da Silvana sobre o post O que acham do "Projeto do palito de Pirulito" na Esplanada?

Engraçado que aqui na Europa do lado Áustria e Alemanha Niemeyer ficou pouco conhecido por ter se aderido ao partido comunista. E comunista aqui, engraçado, comia, come e sempre vai comer criancinhas. Embora os pedófilos sejam de um outro partido já que não devo citar o nome e de extrema direita.

Mas essa coisa de cidade monumento é tão estranha e enfadonha para nós brasilienses, Tanto quanto é para Viena. Onde tem muito concreto "decorado". Arquiteturas medievais, renascentistas, classista. É lindo, mas a cidade é pequena fica parecendo cristaleira de tia velha, entulhada de prédios históricos. Aliás, acho até que o ar aqui é histórico. Até o prédio que moramos é histórico. Raro aqui é ver algo com menos de 100 anos. É também problemático viver em cidade histórica por que se sua casa for tombada pelo patrimônio, e pasmem isso acontece a toda hora, você está no sal grosso com pimenta. Por que não vai poder reformar, vai sim restaurar a casinha.E a troca desses dois verbinhos valem muitas cifras. E muita gente dando pitaco. E quem quer comprar a casa patrimônio? Aqueles que querem o monumento no terreno baldio da entrequadra pensem duas vezes. Pode ser um tiro no pé.

O problema do Niemeyer ao meu ver é essa coisa de ele não gostar de por florzinhas nos locais. Engraçado por que o partido comunista tem a flor no seu símbolo.Eu não sou arquiteta, e sim Designer, mas acho que uma florzinha atrai sempre um inseto uma abelha e etc. Graminha pessoas semtam.

Se a esplanada fosse em Viena estaria cheia de gente pegando sol hehehe no verão outono, primavera e inverno. E as mocinhas de calcinha e sutiã e os homens só de cueca. Além dos camelôs e as ambulantes vendedores de mate... haja coragem para ir aos parques nessa época sem ter que ver um peito caído uma genitália desnuda. Deus sabe o que faz!Queria ver esse povo largatear e fazer fotossíntese no sol da esplanada.

A graminha também atraí cães. Mas a esplanada se Brasilía fosse Viena teria muita gente levando cachorro a noite para passear e fazer necessidades por lá...E a ser o footing mais concorrido da cidade. Também eu acho que se é pra fazer coco que seja de cachorro por que pelo menos a gente lava o sapato, né? E é melhor que mergulhar até a cabeça na lama. Mas novamente Deus sabe o que faz!

A verdade é que depois que Burle Max abotoou o paletó, fechou a empresa e passou para o andar de cima, ninguém mais planejou a urbe com a paisagem vegetal. Muito pelo contrário, tiraram ou deixaram em lugares que torna carros em estacionamento regular nas quadras, em vítimas do descuido das prefeituras de quadras e da defesa civil que não poda tais arvores e causa um certo desequilíbrio não só ecológico. Qu e me fazem lembrar do livro do Inácio de Loyola, O verde violentou o muro. No caso as leguminosas violentam os asfalto na 106, 308 sul entre outras quadras. E as chuvinhas de verão de Brasília sempre dando prejuízo ao um contribuinte ou outro que normalmente paga ipva,e o seguro obrigatório em dia, mas a defesa civil nem o seguro particular dele não estão aí, ne aqui. Bem depois de Burle Max, paisagista em Brasília só Roriz. Brincadeirinhaaaa... Mas essa é outra história.

Mas Niemeyer é assim faraônico com um pé no antigo Egito e antiga Grécia. Só indo ao museum de Éfeso aqui em Viena que a gente entende. Vivam o mármore e o concreto armado! Mas eu fico querendo ver o tal "projeto dopirulito" esquisitíssimo. Próxima a rodoviária de Brasilia. Eu queria saber para que vai servir tal projeto e E quem vai usar? Por que praça é para gente passar. E vamos falar a verdade que ali não tem nem ponto de ônibus quem dirá estacionamento. O futuro é um dia a gente acordar e estar pixado como muito ministério. Eu abriria um concurso para a escolha de lugares. Acho que aposentar Niemeyer não é o caminho. Ele já aposentou e continua trabalhando. Eu o respeito muito mas que o projeto é estranho, é!

2 comentários:

Cenas de Cinema disse...

Graças a Deus a idéia não foi pra frente!
A idéia era, no mínimo, bizarra!

Eu até respeito Niemeyer, tal e coisa, coisa e tal, mas convenhamos: ele, como arquiteto, é um ótimo escultor.

Falo isso porque tive (e ainda tenho) a infelicidade de trabalhar em locais projetados por ele.

Sem luz natural e com muito concreto, no prédio atual nem janela tem. O jeito foi pendurar uns quadros com vistas brasileiras na parede para dar uma enganada.

E o banheiro? Para que ter tantos? Vamos fazer alguns e um beeeem longe de outro.

Hehehehe.

Mas que é bonito de se ver, isso sem discussão.

regina disse...

se vc conhecer o Parque D. Lindu, que ele esta fazendo em Boa Viagem - Recife, dá vontade de chorar.
Beira mar, e so tem cimento.....
em homenagem a mae de LULA...

bjs
regina