quinta-feira, fevereiro 26, 2009

E deu Salgueiro, com todos os seus tambores



Não posso conter minha felicidade em saber a vitória do GRES Salgueiro. Bem do ladinho da minha mãe metade da família desceu o morro. É isso aí. Minha vó é originária do morro do Salgueiro. Quando a família dela foi do Estado do Rio para o RJ,talvez numa corrente migratória, eles foram morar no Salgueiro do final do século XIX, e minha avó trabalhar na casa de uma família Rica em Copacabana... Coisas que agente usa até hoje quando quer contar histórias do tempo da minha avó ou se remeter as manias chiques da vozinha. Mas vovó casou com vovô que depois de cansar de ter subemprego aqui e ali resolveu fazer mais por sua vida. Alistou-se no Corpo de Bombeiro Militar Distrito Federal, o Rio de Janeiro de então. O que foi ótimo para a família. Pena que teve uma filharada. Bem Vovô era MARA pena que não pode ficar para sempre.
E no início do século XX um homem negro ser oficial do corpo de Bombeiro na Capital do Brasil era um pouco demais, não? Eu me orgulho muito deles.

Ainda temos familiares, primos da minha mãe que por lá ainda moram. Filhos de tias e tios que não tiveram tanta sorte como minha avó de mudar conhecer um mundo diferente daquele que a realidade da política tacanha pré e pós escravista reservou aos negros brasileiros. Ou talvez também por se sentirem impotestes frente esta realidade. Ou por não terem nenhmuma expectativa. O que a mim é compreensível.

Só quem já esteve em uma quadra de escola em dia de vitória , como eu estive, na quadra do Salgueiro, Tijuca há quase vinte anos, sabe a alegria e o contentamento que é. Eu estava com minha mãe no Rio e fomos lá conferir. Eu morrendo de medo e minha mãe toda assanhada. Não vale dizer que a família inteira e Salgueiro doente e Portela também. E esse ano deu Salgueiro.
Eu não vi o desfile, só os melhores momentos, e espero poder ver o desfile das campeães que nunca vem com o mesmo entusiasmo por que já ganhou. Pelo que vi nas fotos foi o desfile mais bonito depois daquele da Estácio de Sá em 1991, que tinha como enredo a Semana de Arte Moderna de 1922.

NA verdade ninguém sabe o que significa para a comunidade a vitória de uma escola de samba. Muito já se falou da ligação de bicheiros, traficantes e etc com as escolas. Mas a verdade quem faz a escola é a legião composta por pedreiros, carteiros, oficce boys, costureiras, bordadeiras, domésticas, entre outros todos de origem humilde em sua maioria negros e que moram nas comunidades dessas escolas e na maioria das vezes localizadas nas periferias ou morros do rio de janeiro.

Eu que não gosto de carnaval. Não gosto de pular carnaval, admito. Mas gosto de ver esse carnaval espetáculo do Rio de Janeiro e agora em São Paulo. Eu, como Arlindo Cruz disse, sou do tempo em que escolas grandes eram Salgueiro, Mangueira, Portela, Império Serrano. Depois se juntaram a essas Beija-flor, de Joãozinho Trinta. A Vila Isabel, do Martinho, e as outras que foram chegando. Eu me emociono a cada batida de surdo, e toda vez que via o Jamelão puxar o hino da mangueira, e a arquibancada levantar com a escola. Quem é carioca da gema, pode ficar anos sem morar no Rio, mas vai ter sempre essa emoção. Ver uma Porta Bandeira evoluir com um Mestre Sala e beijarem bandeira e´tudo de mais bonito.
A evolução das alas em conjunto ensaiada mais lindo ainda. Ver a multidão de pessoas que entra na apoteose é a coisa mais linda. Eu já vi desfile na Avenida naquele ano de 93 que o salgueiro venceu. E digo é maravilhoso e contagiante esperar a escola chegar a apoteose. Mas quando estamos em casa vendo pela televisão a emoção para mim é claro outra vemos tudo com detalhes. Pena eu não ter mas a empolgação de outrora... Pena ter estado em Viena no ano que o Salgueiro venceu.

Depois de ter aulas sobre história da moda e outras coisinhas mais. Acho que todo aspirante a designer de moda deveria passar uns tempos no Rio visitando os barracões de escola. Ver os desenho e as estampas, os materiais e o processo de criação e desenvolvimento do enredo.

E claro tiro meu chapéu para o Carnavalesco, quer dizer cenógrafo e figurinista Renato Lage. E digo mais. Como diria Alberto Roberto: Te cuida Lagerfeld.
Mas eu grito para toda a comunidade salgueirense. AlÔÔÔOÔÔ comunidade salgueirense... PARABÉNS SALGUEIRO Você merece!!!!
.
.
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que linda que voce é. Linda! :-)
Minha mae também disse que foi o desfile mais bonito. E olha que ela é Mangueira, hein? Mas é daquelas que sabe reconhecer o merito de quem faz bem feito.
Saudade do "nosso" carnaval, nè Gi?
Beijo.

Patrícia disse...

Com diz o Quinho:
"Ai que lindo! Que lindo!"
Otimo texto, apesar de ser mineira cresci torcendo e assistindo aos desfiles do Salgueiro.