quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Constrangimentos Morais II

Gostei dessa coisa de comentários que geram post. Este é o segundo!Eu comentei o post publicado no Blog Pensamentos Urbanos:Beber cair e levantar... E deixo aqui na íntegra para vocês. O comentário era a um agradecimento ao comentário que o Atila fez ao post Constrangimentos Morais e o caso dos sexagenários folgados que resolveram ficar pelados no Aeroporto de Salvador. O Atila fez um comentário bastante interessante aqui. E eu respondi a ele no seu próprio blog. O que gerou um texto bem grande para comentário. E então eu posto aqui:

"Oi Atila, obrigada pelo comentário, no meu blog. Vou linkar o seu lá também.
As pessoas não sabem o que é um constrangimento moral, e muitos chefes o fazem com plena liberdade de ação. Em algumas empresas são premiados aqueles que assediam e não os que são constrangidos e fazem seu trabalho honestamente com competencia. O assediador nem sempre é um chefe competende, muito pelo contrário o fato de constranger, coagir e assediar um subordinado o transforma em perdedor. Mas isso é outrahistória. Eu to com você em gênero e grau na questão do trote. Acho um constrangimento absurdo. E a acho que tudo que se transforma em coação não faz bem. Até mesmo doar sangue, embora um ato cidadão pode dar problemas para aqueles que tem fobias a agulhas e instrumentos pontiagudos. Ser humano e lidar com outros sere tão humanos quanto nós não é fácil. Mas a cidadania é para todo mundo. Eu postei no meu blog uma campanha alemã contra o excesso de uso de alcool. É interessante por que fala diretamente aos jovens que tem medo de pagar mico. Mostrando o que vai acontecer quando ele ficar para lá de marrakesch chamando Urubu de minha nêga. O tema é "Don´t drink too much! Stay Gold!" É meio pesadona mas eu acho legal por que mostra a realidade.O que mais me deixou constrangida foi que esses rapazes que alegam ter sido só um trotinho que deveriam ter uma punição, são os veteranos de um curso de engenharia veterinária. Eu sempre me senti feliz com a sensibilidade dos veterinários do meus dois poodles. E um deles veio do interior de São Paulo. Eu sei que todo mundo merece perdão. Eu fico imaginando mesmo é que se eles trataram assim um ser humano, como vão tratar uma vaca, um roedor, uma pato ou mesmo um cachorro sem dono. Por que animais de donos ricos a gente sabe que serão sempre bem tratados, mas e os animais que não têm ninguém por eles?

E a outra coisa que eu sempre achei que deveria ser coibida é o uso do alcool nas universidades brasileiras. Eu fiz dois semestres de engenharia florestal e vi que muitos dos alunos da engenharia e agronomia, aos 18, já bebiam tanto quanto um alcóolatra com doença desenvolvida. Além do habito das drogas. Em alguns cursos beber dá um certo status, em outros o hábito de fumar maconha ou cheirar pó. O que dá status mesmo é a vida saudável. Aqui, na Áustria, onde o uso de drogas é discriminalizado, é deprimente e ver a cara dos usuários, que o fazem por que querem e tem esse "direito". Eu só não sei onde o mundo vai parar desse jeito. De qualquer forma acho que começar a beber aos 18 anos algo muito complicado. E coagir alguém a fazer isso é pior ainda.Sou contra esse tipo de trote! E tenho dito!"

Um comentário:

Atila City disse...

Bom eu que agradeço, principalmente devido ao meu comentário gerar exta explosão linguistica que leva a raciocinios lógicos de uma realidade triste, com relação ao assédio moral, existe muito abuso mesmo, pois existe em varios niveis e em diversas escalas de nossa sociedade, as vezes na escola, no trabalho (o mais "comum") e até em lugares publico, levando em conta que o constragimento e o assédio moral também da-se atravéz do abuso de poder e de uso do espaço publico.
com relação aos trotes, fiquei preocupado com a situação, pois tenho uma irmã cursando veterinaria por aquela cidade, por sorte ela entrou no meio do ano e não teve um "trote amistoso" como o relatado.
O que me fez postar foi os exageros, dois em coma é de mais, poxa, é jovem e curte beber... beba, mas não precisa chegar ao ponto, sei que as vezes devido a idade e pressão de grupos você "perder a linha" pode garantir popularidade entre alguns universitários, porém é nescessário medir na balança quais exageros que não te prejudicarão mais pra frente.
No campo de drogas, bom se ler um post meu chamado maconha, verá que eu ja fui usuário, enfim, sou um adicto inativo e sabia que na austria é descriminado e imagino como deve ser a cara destes viciados, pois, como mensionei ja convivi no meio, hoje desintoxicado tenho conciência dos males que me causei, porém, este não é o mérito da questão, eu acho que beber com 18 anos não é valido quando o individuo em questão tenha comportamentos de 15.. o que se fosse regra levaria muitos jovens a começar a beber depois dos 30.. rs..
tenha um bom dia Gisele!
e obrigado pela visita, comentário e contribuição para meu post que acabou mais interessante após teu comentário.