terça-feira, setembro 02, 2008

Onde moro - parte I

Eu ainda não contei para vocês do lugar onde moro na Áustria. Bem o Franz é austríaco portanto tem direito a uma das habitações públicas que são construídas pelo governo e distríbuidas entre os austríacos que se inscrevem nas prefeituras ou administrações dos distritos. É Viena por exemplo não é dividida em Bairros mas sim em regiões administrativas chamadas bezirks, ou distritos. Cada distrito tem a sua própria administração ligada ao prefeitura do estado, Viena como Brasilia tem status de estado. Embora fique dentro do estado, hehehe, da Baixa Austria. A risadinha é por que eu diria que a Austria por seu formato encaixa direitinho no estado de Santa Catarina. Um pouquinho de exagero, mas em São Paulo ela cabe com folga umas duas vezes

Essas habitações são distribuídas aos austríacos, e agora aos habitantes(migrantes) que são nascidos nos Estados membros da União Européia.

O apartamento no qual moro é uma dessas habitações que se chamam Gemeind(comunidade) a maior gemeind austríaca é o Karl Max Hof, que foi construída em 1934. Eu ainda nem fui lá fotografar mas tem um link aqui para vocês verem http://olhares.aeiou.pt/karl_marx_hof_viena/foto1795469.html.

Em Viena existe Gemeind construída em 1925, 1929. A nossa Franz mora desde 1965 antes mesmo de eu nascer ele já estava aqui... Grande coisa né...
Eu não sou assim tão velha, acho. Mas segundo ele é da década de 20.

Essa Karl Marx aí de cima para mim parece um cohabão. O interessante saber é que essas habitações tem desde apartamentos de kitinetes, quarto, sala com cozinha americana e banheiros. Ao apartamentos de 3 quartos salas e cozinha. Que aqui eles dizem de 4 quartos por que a sala é contada como quarto. Normalmente tem um único banheiro e cozinha. Banheiro aqui na áustria significa casa de banho, quer dizer um comodo onde fica o box e a pia. E o vaso sanitário fica separado. ao lado do banheiro, ás vezes mas separado. Estranhíssimo para nós brasileiros acostumados ao tudo junto. Aqui em Traiskirchen a nossa tem tudo junto. Embora eu deteste dividir banheiro sou obrigada a escovar os dentes enquanto Franz toma banho de banheira,entre outras coisas. Privacidade zero. Aliás o europeu aprende a viver sem privacidade desde criancinha. Quando acorda e papai estã no vaso pelado lendo jornal de porta aberta.

Nenhum comentário: